Você sabia que segurados do INSS podem receber atrasados do órgão de até 72 mil reais ou mais? Conheça aqui as RPVs do INSS!
As Requisições de Pequeno Valor do INSS (RPVs) trata-se de pagamentos de até 60 salários mínimos devidos pelo órgão a segurados, vencidos através de ação judicial. Confira aqui como consultar a lista de pagamentos!
INSS já liberou os pagamentos de RPVs?
Sim! Neste fim de 2022 o INSS liberou mais de 1,9 bilhão de reais para o pagamento de RPVs, conquistadas por seus beneficiários através de ação judicial, ajuizada e vencida contra o órgão.
Os valores, que tem ”pequeno” só no nome, podem atingir valores de até 60 salários mínimos, cerca de 79 mil reais com o salário mínimo estabelecido para 2023.
Isso pois, em 2023, o salário mínimo foi elevado de R$ 1.212 para R$ 1.320, um aumento que superou em mais de 3% a previsão da inflação, elevando assim o poder aquisitivo do brasileiro.
Leia mais: Agora sim: Novo salário mínimo tem valor divulgado para aposentados do INSS
O Conselho de Justiça Federal (CJF) liberou então os valores das RPVs em novembro de 2022, destinados ao pagamento de aposentadorias, pensões, auxílios-doença do INSS e outros valores atrasados.
O CJF prevê que mais de 122.413 beneficiários sejam pagos com esta liberação, que envolve mais de 96 mil processos ligados a benefícios previdenciários.
Leia mais: Policia federal conclui que Bolsonaro cometeu crime. Entenda.
Uma vez vencidas na justiça, as RPVs devem ser pagas pelo INSS em um prazo máximo de 60 dias, ficando então disponíveis para os beneficiários no TRF (Tribunal Regional Federal) de cada região.
A consulta da disponibilidade desses valores deve ser realizada no respectivo TRF onde seu processo tramitou, sendo este mesmo TRF responsável pelo pagamento dos valores.
Vale lembrar que essas revisões e atrasados do INSS podem conter até 5 anos em pagamentos retroativos do órgão.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como consultar o pagamento das RPVs do INSS?
Como dito anteriormente, deve-se consultar a disponibilidade dos pagamentos no TRF responsável pela sua região, mas fique tranquilo.
Selecionamos para você o link referente a cada TRF, separado por região, para que você tenha apenas o trabalho e consultar a disponibilidade dos valores usando seus dados pessoais.
Veja abaixo os links de cada TRF:
- TRF1 – (AC, AP, AM, BA, DF, GO, MA,MT, PA, PI, RO, RR e TO)
- TRF2 – (RJ e RS)
- TRF3 – (SP e MS)
- TRF4 – (PR, SC e RS)
- TRF5 – (AL, CE, PB, PE, RN e SE)
- TRF6 – (MG)
Fonte: CJF
Lula fez mudanças! Veja o que acontece no dia 25 de Janeiro de 2022!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
FIQUE ATENTO: Cuidado com golpe da revisão da vida toda
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!