Com a ótima noticia de que Supremo Tribunal Federal (STF) votou por 6 a 5 nesta quinta-feira (1º) para reconhecer a revisão de vida toda, saiba se vale a pena pedir a revisão da vida toda ainda em 2022.
O que é Revisão da Vida Toda e vale a pena pedir em 2022?
A chamada Revisão da Vita Toda consiste em um tratado legal destinado a legitimar a possibilidade de se poder considerar o valor das contribuições previdenciárias anteriores a 1994.
Basicamente, essa solicitação é feita por aposentados e pensionistas para que os salários que recebiam antes de 1994 também sejam incluídos no cálculo dos benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Este pedido foi feito porque antes desta data, a moeda do Brasil não era o real como a conhecemos hoje. Por conta disso, o valor da contribuição dos aposentados acaba sendo ignorado.
Leia Em seguida: Prazo para saque do FGTS está chegando ao fim! Consulte se você tem direito!
Como solicitar a revisão ?
Primeiramente, é importante entender quem pode se candidatar a esse modelo. Portanto, os aposentados e pensionistas que podem solicitar tal revisão são aqueles que se aposentaram entre 20 de novembro de 1999 e 13 de novembro de 2019.
Para tanto, a pessoa deve entrar com uma ação judicial para revisão. Durante o requerimento, o indivíduo deve apresentar algum tipo de documento que comprove sua contribuição para a previdência social. Desta forma, o valor pode ser convertido em um número real.
Vale ressaltar que o solicitante não só poderá receber o benefício com base no reajuste, como também receberá o pagamento retroativo de todas as parcelas inadimplentes.
Leia Em Seguida: PIX Caminhoneiro 2023 será pago pelo governo de Lula? Confira
Quais as vantagens?
É importante explicar que a novidade pode não ser benéfica para todos os aposentados. Portanto, para alguém que ganhava um salário decente antes de 1994, buscar novidades era uma boa saída.
Além disso, é uma ótima saída para quem contribuiu mais antes dessa data do que nos anos seguintes. Finalmente, os trabalhadores que começaram a receber salários mais baixos depois de 1994 poderiam se beneficiar.
Por fim, vale ressaltar que para poder fazer cálculos mais precisos e saber se realmente é uma boa oportunidade solicitar tal revisão, vale buscar ajuda profissional. Um advogado pode fornecer uma melhor orientação aos interessados em concluir o processo de inscrição.
Confira Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!