Ótima notícia: deputado acrescenta emenda na MP 1.106/22 que aplica suspensão do pagamento de empréstimos consignados por 120 dias.
Viu isso? VEJA quais são os DIREITOS dos IDOSOS no Brasil
Esse ano, no dia 17 de Maço, o Presidente Jair Bolsonaro, liberou a Medida Provisória (MP) 1106/2022, com o intuito de aumentar a margem os empréstimos consignados do INSS.
Foi uma medida adotada com objetivo de injetar dinheiro na economia brasileira, para reaquecer o mercado brasileiro. Faz parte do Programa de Renda e Oportunidade do Governo Federal. Dessa forma, o país, que no momento passa por uma crise, devido a pandemia do Covid-19, agora agravada com a Guerra na Europa, poderia respirar um pouco.
Então, o aumento da margem seria de 5%, totalizando 40% na Margem para os Empréstimos Consignados. Desse modo, 35% são direcionados a empréstimos pessoais e 5% a empréstimos, dedicados às operações do cartão de crédito e do cartão consignado de benefício.
O que é o empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito pessoal liberado apenas para aposentados e pensionistas do INSS ou servidores públicos.
A peculiaridade desta modalidade dos empréstimos consignados está no fato de que o pagamento é descontado direto da folha do beneficiário. Por tanto, por ser uma medida segura ao credor, que garante o recebimento da dívida, esta modalidade de empréstimo é a que tem menores taxas de juros do mercado.
Confira: INSS: Empréstimos consignados liberam valores em menos de 24 horas
As agências financeiras podem oferecer o crédito consignado aos aposentado e pensionistas do INSS e para o servidor público, desde que o valor da parcela da dívida não comprometo 35% da renda recebida por mês.
No entanto, com a MP está margem aumentou para 40% e como consequência tem um aumento no valor que poderá ser liberado pelo banco de crédito pessoal.
Assim, muitos segurados do INSS, recorreram aos empréstimos, e agora pode ficar ainda mais fácil de conciliar o pagamento do seu empréstimo, confira.
Suspensão do Pagamento dos Empréstimos Consignados
O Deputado Ricardo Silva, acrescentou uma emenda à Medida Provisória 1106/22. Em que, os segurados que fizeram um empréstimo podem suspender o pagamento das prestações das operações de créditos consignados, durante um prazo de 120 dias.
Veja Agora: Saiba tudo sobre FGTS aqui: como funciona, saque e documentos
Assim, as pessoas que estão apertadas para pagar as parcelas podem dar uma respirada, pausando o pagamento durante 4 meses. Porém, lembramos que essa medida é apenas uma pausa, pois essas parcelas serão jogadas para o final do contrato, portanto, tem que ser pagas depois.
Para que essa nova emenda seja aprovada e comece a valer, ela tem que ser votada até o dia 07 de setembro de 2022.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Assim, agora que você sabe sobre a emenda dos empréstimos consignados dos aposentados receba todas nossas informações todos os dias de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:
ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM DO BLOG!
EM SEGUIDA CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK DO BLOG!
Dica extra: tenha todas as informações sobre o INSS e de forma rápida sem precisar ler as notícias e mais: clique aqui, se inscreva e então se preferir, assista!
Veja Também:
8 BENEFÍCIOS APENAS PARA IDOSOS!
Qual a vantagem do empréstimo consignado? Veja agora
Revisões do INSS: conheça mais a respeito aqui