O Supremo Tribunal Federal (STF) recentemente decidiu, por unanimidade, que é constitucional o reajuste de aposentadorias e pensões concedidos a servidores públicos federais e seus dependentes não beneficiados pela garantia de paridade de revisão.
Essa decisão, abordada no Recurso Extraordinário (RE) 1.372.723, representa uma vitória para os aposentados, e assim traz clareza sobre a revisão da aposentadoria e estabelecendo um importante precedente.
Continue lendo para saber mais sobre essa importante decisão!
Revisão das Aposentadorias e Pensões

O caso, ajuizado pela União contra uma decisão do TRF da 4ª região, teve sua repercussão geral reconhecida por unanimidade, destacando a relevância dessa questão para todos os beneficiários.
Desse modo, o julgamento, realizado em plenário virtual e encerrado em setembro de 2023, contou com a predominância do voto do relator do processo, ministro Dias Toffoli.
Leia mais: APROVADA: Perícia Médica do INSS Online: Alta Tecnologia Contra Filas e Atrasos
O TRF-4 considerou válida a revisão das aposentadorias e pensões pagos no período anterior à lei 11.784/08, assegurando os reajustes nos mesmos índices do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
Então, a justificativa foi a previsão normativa do Ministério da Previdência Social, permitindo a aplicação dos índices entre a edição do ato e a vigência da lei.
Essa decisão do tribunal deu respaldo à revisão dos benefícios, trazendo alívio aos aposentados.
CLIQUE AQUI e receba as principais notícias da JOÃO FINANCEIRA pelo WhatsApp
Atos Infralegais e a Decisão do STF
A União, no recurso, argumentou contra a correção dos benefícios, alegando inviabilidade pela aplicação direta de atos normativos do Ministério da Previdência Social. Alegou ainda que, até a edição da MP 431/2008, não havia uma lei fixando os índices de reajuste.
No entanto, a decisão do STF refutou esses argumentos, destacando a possibilidade e legalidade da correção por atos normativos infralegais, preenchendo uma lacuna legal existente na época.
Leia mais: IMPERDÍVEL: Beneficiários do INSS, AUMENTO de 5% confirmado pelo Congresso – Veja mais informações!
Os ministros do STF seguiram o entendimento do ministro Dias Toffoli, que determinava a aplicação do mesmo índice do RGPS.
A decisão foi estabelecida ainda em 2008, evidenciando a consistência e a validade da orientação da Previdência Social na ausência de uma lei específica.
A União reconheceu, em um caso anterior, a possibilidade de atos normativos infralegais fixarem os índices, fortalecendo a posição do STF.
Revisão da Aposentadoria Aprovada
Em resumo, a revisão da aposentadoria ganha destaque com a recente decisão do STF, e desse movo proporciona segurança jurídica aos beneficiários.
Assim, a validade da revisão das aposentadorias e pensões, ancorada na jurisprudência e na interpretação consistente da Constituição, representa uma conquista para os aposentados. E isso reforça a importância da análise criteriosa dos atos infralegais na busca por justiça previdenciária.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!