Através de ação judicial, os aposentados e demais beneficiários do INSS podem solicitar a revisão dos valores recebidos. Nessa matéria, você entende como aumentar a aposentadoria. Confira!
A Revisão dos benefícios é uma possibilidade de os beneficiários solicitarem a análise dos valores recebidos para tentar aumentar o valor do seu salário, adicionando aqueles valores que, por algum motivo, não estejam sendo pagos.
Sendo assim, qualquer beneficiário que não concorde com o valor que esteja recebendo poderá solicitar uma revisão de benefícios. Uma dessas revisões é a Revisão da Vida Toda do INSS, cujo a aprovação está em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Confira mais informações.

Leia mais: Quem tem direito a revisão do FGTS? Saiba tudo sobre o benefício
Tipos de revisões de benefícios
As revisões de benefícios se dão em dois tipos: revisões de fato e revisões de direito. Veja, em seguida, o conceito de cada uma delas e em que momento solicitar cada uma:
Revisões de fato
Esse tipo de revisão é de direito do beneficiário quando houve alguma mudança na vida do cidadão, que o INSS não considerou. Por exemplo, quando o Instituto não considera o período de atividade especial ou de contribuições no exterior.
Nesse sentido, como o beneficiário poderá ter um prejuízo em termos de valores, poderá pedir a revisão e comprovar, por meio de documentos de contribuição, o exercício das atividades. Busque ajuda de especialistas para tal.
Revisões de direito
As revisões de direito são aquelas que precisam de decisão jurídica, seja do STJ ou STF, que dão o direito a uma avaliação no benefício. Por exemplo, a Revisão da Vida Toda é uma revisão de direito e está em julgamento pelo STF.
Leia mais: URGENTE! Revisão da Vida Toda já tem sentença favorável para aposentados; Confira
O que é a Revisão da Vida Toda?
A Revisão da Vida Toda é uma possibilidade de reaver os valores de benefícios recebidos do INSS. Nesse caso em específico, o INSS descartou as contribuições feitas antes de julho de 1994 para aqueles que tiveram o benefício concedido a partir de 1999. Dessa forma, quem solicitar poderá aumentar a aposentadoria, caso as contribuições antes desse período forem altas.
Quem pode receber a revisão da vida toda?
Para ter acesso aos valores da revisão da vida toda, o segurado precisa preencher os seguintes requisitos:
- Benefício concedido entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019;
- Possuir contribuições antes do mês de julho de 1994;
- A concessão do benefício previdenciário precisa ter sido aprovado a menos de 10 anos. Assim, a contagem do prazo começa no primeiro dia do mês subsequente ao recebimento do primeiro salário.
Como aumentar a aposentadoria
Os beneficiários que se enquadram nesses requisitos poderão ingressar com ação judicial para tentar aumentar o valor da aposentadoria ou outro benefício do INSS. A revisão da vida toda teve aprovação no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal. Mas, devido a um pedido do Ministro Kássio Nunes Marques, houve uma suspensão, por precisar sair do plenário físico para recomeçar em plenário presencial.
Leia mais: Revisão da Vida Toda já pode ser solicitada pelos aposentados? Confira
Sendo assim, o julgamento deveria reiniciar do zero. Contudo, o Ministro Alexandre de Moraes fez uma solicitação para que os votos do plenário virtual valessem para o plenário físico, mantendo a decisão favorável, com mais votos positivos para a aprovação da Revisão da Vida Toda.
Dica bônus:
Portanto, receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!