O Banco Central (BC) criou o Sistema de Valores a Receber (SRV) que é um programa que te o objetivo de devolver dinheiro perdido pelos clientes de bancos. Sendo que o valor pode ter sido esquecido em contas encerradas ou pagamentos que foram feito de forma indevida, entre outros.
O BC determinou que a consulta do SRV será feita em duas etapas. Sendo que a primeira etapa foi encerrada no mês de abril de 2022. Desse modo, a previsão era de que a segunda etapa seria iniciada em maio de 2022.
No entanto, a consulta ao sistema na segunda etapa foi adiada e só deve ocorrer este ano. Isto porque, devido a greve dos funcionários do Banco Central, que durou apenas duas semanas e a reformulação do sistema de valores a receber, somente em 2023 que será possível consultar o SRV.
Porém, até o momento o Banco Central não divulgou a data definitiva para o inicio das consultas ao sistema.
Por outro lado, a partir do mês de janeiro o BC já começará a receber informações das instituições financeiras que devem alimentar o Sistema de Valores a Receber. Desse modo, veja neste artigo como consultar se tem dinheiro a receber.
Como foi feito o pagamento na primeira etapa?
Primeiramente, é necessário saber que na primeira etapa que foi liberado o Sistema de Valores a Receber, foi disponibilizado R$ 4 bilhões em dinheiro perdido, nas seguintes modalidades:
- Encerramento de conta-corrente ou poupança com valor remanescentes
- Pagamentos indevidos descontados direto da fonte de pagamento do beneficiário
- Direito a cotas capital e rateio de valores de cooperativas
- Pagamento de consórcio e não foi contemplado ou não resgatou os valores
Leia Mais: Tem início nova rodada de pagamentos do INSS! Confira!
No entanto, de acordo com o Banco Central existem um saldo de R$ 8 bilhões em valores esquecidos e por isso os pagamentos foram divididos em duas etapas. Portanto, o valor restante deverá ser liberado apenas este ano.
O que será considerado valor esquecido na segunda fase do sistema de valores a receber?
As pessoas que não receberam nenhum valor na primeira etapa de pagamentos não devem ficar desanimadas. Muito pelo contrario, devem ficar atentas quando o Banco Central liberar o Sistema de Valores a Receber para consultas. Já que o SRV possuirá novas informações enviadas pelas instituições financeiras.
Leia Mais: ACABA DE SAIR: 14° salário vai ser PAGO por LULA? Veja data e valor do pagamento do abono
Sendo assim, na segunda etapa do SRV, devem ser considerados como dinheiro perdido o saldo de contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas, contas de registro mantidas por sociedades corretora de títulos para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível, entre outras.
Como consultar o SRV na segunda fase?
Na primeira fase de pagamentos do SRV era necessário consultar os valores disponíveis e agendar uma data para saque. No entanto, na segunda etapa o saque dos valores poderá ser feito no ato da consulta.
Leia Mais: Novidade: Novo benefício do INSS é liberado; veja aqui
Portanto, quando o Banco Central liberar o Sistema de Valores a Receber, você deverá acessar o site eletrônico do banco central https://www.bcb.gov.br/ e selecionar a opção de Sistema de Valores a Receber.
Sendo que para acessar o sistema será necessário login pela conta Gov.br de nível prata ou oura.
E então, gostou do conteúdo sobre o dinheiro perdido do banco central? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre os NOVOS VALORES DOS SALÁRIO PARA 2023. Clique no link em seguida e saiba mais:
Dataprev acaba de fazer novo comunicado sobre novo salário mínimo dos aposentados! Confira agora
Confira mais novidades sobre o pagamento do 14º Salário para aposentados
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.