Já viu as mudanças do INSS? O instituto mudou o processo da prova de vida 2022 e você precisa entender como será. Confira mais informações.
A prova de vida 2022 está valendo e os aposentados e pensionistas precisam ficar atentos às novas regras. Isto, para continuar recebendo os pagamentos de benefícios previdenciários e assistenciais. O INSS declarou recentemente que existem novas regras para quem vai garantir os pagamentos do benefício por mais um ano
Leia mais: Pagamento do 14° salário tem mudança na CCJ
A prova de vida é o meio mais seguro que o INSS tem para garantir a segurança no pagamento dos benefícios aos seus milhões de segurados. No entanto, o processo de comprovação em 2022 está com algumas mudanças que podem confundir o beneficiário. Então vamos esclarecer essas mudanças da prova de vida.
Fique pode dentro das atualizações para a prova de vida 2022!
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS. Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Entenda como está a prova de vida 2022
Portanto, foi aprovado um novo texto que institui mudanças em todo o processo de comprovação da vida dos beneficiários do INSS. Além disso, vale lembrar que o processo esteve suspenso por algumas vezes entre 2020 e 2021. Porém, ele voltou e continua acontecendo no mês de aniversário do segurado do órgão previdenciário.
Muitas pessoas estão confusas com a seguinte mudança para a prova de vida 2022: ela vai acontecer de forma totalmente automática. Ou seja, a grande novidade é que os segurados não vão precisar agendar uma visita ao banco ou agência do INSS para provar que estão em atividade.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O instituto informou que o processo de verificação acontecerá através do cruzamento automático de dados. Para isto levará consideração as seguintes atividades:
- Todo e qualquer acesso aplicativo Meu INSS com classificação nível ouro ou outros aplicativos de órgãos públicos que operem com verificação e controle de acesso;
- Contratação de empréstimo consignado através do reconhecimento biométrico;
- Atendimento presencial em qualquer agência INSS ou instituições parceiras por leitura biométrica;
- Perícia médica por medicina remota ou presencial e/ou no sistema público de saúde ou rede conveniada;
- Certificação de vacinação;
- Cadastro ou mudança de dados nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
- Mudanças no Cadastro Único quando for o responsável do grupo efetuar pelo;
- Participação nas eleições;
- Emissão/renovação de documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
- Recebimento de benefício com reconhecimento biométrico;
- Declaração do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) como titular ou dependente.
Além disso, vale lembrar que o instituto vai considerar qualquer uma dessas ações acima desde que tenham acontecido nos últimos dez meses anteriores ao mês de aniversário do segurado.
Você precisa fazer a prova de vida 2022
A verdade é que com a inovação tecnológica no processo de prova de vida 2022, você não precisa mais ir até uma agência para mostrar que está vivo. Portanto, na aprovação das medidas ninguém mais vai precisar passar pelas dificuldades de locomoção, acessibilidade ou climática para garantir seus pagamentos.
Leia mais: Os 6 benefícios para aposentados que você não conhecia!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!