A princípio, as contribuições ao INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) garantem que seus direitos previdenciários e assistenciais serão exercidos! Dessa forma, existem inúmeras aposentadorias e pensões diferentes. Dentre elas, destacamos aqui a aposentadoria por idade.
Após a Reforma da Previdência, diversas alterações quanto aos requisitos para aposentadoria através do INSS foram feitas. Sendo assim, acaba sendo difícil acompanhar as novidades acerca da aposentadoria do INSS.
Uma grande diferença foi na idade mínima para aposentadoria das mulheres, essas que antes podiam se aposentar tranquilamente aos 60 anos de idade, esse ano só vão pode se aposentar com 62 anos!
Nesse sentido, para entender melhor as mudanças a respeito da aposentadoria por idade do INSS, basta ler esse conteúdo.
Quando a aposentadoria por idade deve ser solicitada?
A princípio, a aposentadoria por idade pode ser solicitada tanto por trabalhadores rurais, quanto por trabalhadores urbanos! No entanto, as regras para trabalhadores rurais não sofreram alterações.
Dessa forma, é preciso apenas que eles tenham 15 anos de contribuição com a previdência, e 60 anos de idade para homens, e 55 anos de idade para as mulheres. A maior alteração ocorreu para os trabalhadores urbanos, estes passam por um aumento na idade mínima para se aposentar todos os anos.
Leia mais: Banco Central descobre R$ 6 BILHÕES esquecidos em bancos e abre consulta! Saiba como sacar
E como já dissemos anteriormente, agora as mulheres precisam ter 62 anos para se aposentar, enquanto que os homens precisam ter 65 anos! Além disso, ambos precisam ter no mínimo 15 anos de contribuição com a previdência.
Como solicitar a aposentadoria por idade?
A solicitação da sua aposentadoria pode tanto ser feita pelo site do INSS quanto pelo aplicativo Meu INSS que se encontra disponível para Android e iPhone. Pesquisando dentro da plataforma do Meu INSS “Aposentadoria por idade”, o interessado pode realizar o pedido.
Em alguns casos é interessante também contar com a ajuda de uma advogado especialista para se certificar que o valor da aposentadoria será justo. Isso porque é comum que o INSS cometa erros no cálculo, diminuindo o valor da sua aposentadoria, o que lá na frente pode te causar uma dor de cabeça maior.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!