A pensão por morte é um benefício garantido por lei para um grupo de pessoas muito específico. Quem perde um ente já tem que lidar com grandes problemas e o sustento da família é mais deles.
Confira agora como funciona a pensão por morte, para quem é liberado e verifique se você tem direito a receber esse benefício da Previdência Social.
Como funciona a pensão por morte
O direito à pensão por morte é garantido por lei, mas apenas para alguns casos específicos. Isso quer dizer que nem toda relação parental garante direito ao benefício.
Leia mais: Confira aqui: Atrasados do INSS já podem ser sacados!
Para receber pensão por morte, é necessário que a pessoa falecida tenha contribuído para o INSS e por isso, os dependentes tornam-se pensionistas do INSS.
Para ser considerado dependente e receber a pensão, a pessoa tem que comprovar que depende da renda do parente que morreu. Veja quem pode receber pensão por morte:
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem tem direito a pensão por morte
Normalmente, quem recebe a pensão por morte são pessoas que dependiam imediatamente da renda do falecido, no caso, conjugue e filhos.
Mas há outros casos em que outras pessoas podem receber o benefício, como, por exemplo, pais e irmãos que comprovem a dependência financeira do falecido, antes da morte.
Leia em seguida: Tabela INSS 2023: Veja quem recebe antes do carnaval!
Em caso de morte de uma pessoa aposentada, os valores recebidos do benefício ficam na conta da pessoa e os familiares podem sacar. Veja como acessar esses valores:
Como acessar esses valores
Se um parente seu faleceu e você tem acesso a sua conta, o saque não pode ser feito de forma espontânea. Como o aposentado está morto, é necessário fazer uma solicitação ao INSS para liberação dos valores.
Leia em seguida: 3 Pagamentos do INSS que você pode receber em Fevereiro, consulte!
Os valores ficam na conta do beneficiário, até que a pensão por morte seja concedida ao novo beneficiário. Então, é preciso aguardar a transferência do benefício após a sua solicitação.
Após o processo ser encerrado, então você poderá sacar o valor que estiver na conta. Detalhe, só faça isso após a concessão do órgão. Se você tirar o dinheiro antes da liberação pode sofrer uma penalidade.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!