Você terá seu benefício bloqueado pelo INSS em 2022?
Aposentados e pensionistas do INSS não terão seus benefícios cortados este ano por falta de procedimentos de comprovação de vida! Confira:
Na última sexta-feira (04), foi publicada uma nova regulamentação no Diário Oficial da União, que estabelece novas regras que o INSS deve seguir na execução da prova de vida a aposentados e pensionistas a partir desse ano.
Leia mais: Margem Social: Novo empréstimo libera até R$20 mil
Assim, a prova de vida do INSS deverá a ser realizada por meio do cruzamento de informações de bancos de dados do governo federal e redes privadas. Portanto, o segurado não precisa sair da residência e ir até à agência bancária para fazer as formalidades pessoalmente.
Mas vale lembrar que pode haver casos em que a prova de vida presencial precise ser feita, em casos se o beneficiário não tiver realizado algum ato novo nessas bases de dados de órgãos públicos federais, estaduais, municipais e privados.
Casos da prova de vida presencial:
Dessa forma, quando essas situações ocorrerem, os aposentados ou pensionistas do INSS serão informados antecipadamente de que a prova de vida deve ser feita pessoalmente. A base de dados utilizada pelo INSS para comprovar a vida dos aposentados e pensionistas será:
- Realizou o acesso na plataforma Meu INSS, no qual possui o selo ouro, ou veio acessar outras plataformas e sistemas de órgãos e entidades públicas que tem a certificação e o controle de acesso;
- Fez a contratação de algum empréstimo consignado, executando por meio do reconhecimento de biometria;
- Passou por algum atendimento presencial em agências do INSS ou por algum reconhecimento por biometria de entidades e instituições que são parceiras;
- Realizou a perícia médica, por meio de telemedicina ou presencialmente, por meio de sistema público de saúde ou alguma rede com convênio;
- Recebimento de algum pagamento de benefício que exige o reconhecimento biométrico;
- Declaração de IR sendo titular ou dependente;
- Vacinação;
- Cadastramento ou recadastramento em órgãos de trânsito ou de segurança pública;
- Realizou a atualização do Cadastro Único;
- Votou nas eleições;
- Emissão ou renovação de passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de identidade, entre outros documentos oficiais que são necessários serem feitos de forma presencial ou por reconhecimento biométrico.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
A nova portaria estabelece que, a partir desse ano de 2022 quando foi publicada a portaria, o INSS fica proibido de realizar o bloqueio de benefícios de aposentadoria ou pensão por morte por falta de processo da prova de vida. Até 31 de dezembro, o INSS deve especificar as medidas necessárias para a realização do procedimento por meio do cruzamento de dados.
Segundo o presidente do INSS, José Carlos Oliveira, cerca de 36 milhões de aposentados hoje precisam sair de casa para realizar o procedimento, dos quais 5 milhões já têm mais de 80 anos de idade.
Caso a movimentação do aposentado do INSS não seja encontrada no banco de dados, mesmo nesse caso, o aposentado não precisa sair de casa. Portanto, o INSS deve enviar um servidor para a residência do segurado do INSS para realizar o procedimento, e sendo notificado com antecedência.
Dica Bônus:
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre a prova de vida do INSS.
Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos! Forte Abraço!
Viu isso? Saiu as datas de pagamento do 13º Salário
Se você gostou das informações sobre procedimento do INSS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: