Entenda a reunião com o presidente do INSS! Reunião tem resultado positivo para os segurados. Confira mais informações.
Recentemente o presidente do INSS recebeu novas pautas importantes para a melhoria da vida dos aposentados, pensionistas e demais segurados do instituto. Portanto, o chefe do órgão afirmou que em breve iniciará estudo sobre mudanças que vão ajudar os beneficiários a contratar novos empréstimos. E, além disso, manter essas pessoas mais seguras contra golpes.
Leia mais: Qual a desvantagem de pegar o saque aniversário? Entenda
Ou seja, a previsão é que muitas pessoas possam contratar linhas de empréstimos consignados novamente, além do INSS resolver a situação de quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). Portanto, essas e outras novidades ficam disponíveis em uma reunião exclusiva do presidente do INSS com deputados e Youtubers da previdência.
Não perca as mudanças que estão para acontecer no INSS!
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS. Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Beneficiários poderão contratar empréstimos do INSS
Nos últimos dias houve uma reunião importantíssima para os aposentados, pensionistas, servidores públicos e demais segurados do INSS. De acordo com as informações exclusivas, os deputados delegado Antônio Furtado e Ricardo Silva, Youtubers previdenciários e o presidente do INSS, Guilherme Serrano, debateram mudanças no sistema.
Uma das primeiras pautas que virou tema de debate foi a questão dos limites de empréstimos consignados. Portanto, na visão dos parlamentares e ativistas não existe necessidade de limitar a contratação de nove linhas se já existe a margem consignável. Ou seja, se o aposentados só podem usar 40% do salário com crédito consignado, não importa se ele tem 5 ou 10 empréstimos, desde que esteja dentro da margem.
Os defensores dos beneficiários pontuaram a importância da mudança dessa regra, até porque algumas instituições acabam inserindo mais de uma linha na folha dos aposentados. Dessa forma, mesmo tendo margem disponível, o aposentado não consegue pedir outros empréstimos.
Uma outra pauta foi a extinção do representante legal para os BPC/LOAS que ainda têm condições de lidar com suas finanças. O maior argumento que segura essa proposta é que muitas vezes o representante acaba restringindo alguns desejos do beneficiário. Por exemplo, pode acontecer do BPC querer contratar um empréstimo e o representante negar.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Sendo assim, seria interessante exigir representante apenas para quem não consegue lidar com seu dinheiro, caso contrário, que o beneficiário continue respondendo por si mesmo. Serrano disse que ambas medidas são realmente válidas, mas necessitam de alguns estudos para haver uma mudança real e isso demanda algum tempo.
INSS vai ficar mais seguro em breve
Guilherme Serrano recebeu questionamentos sobre a segurança digital do INSS principalmente quando se fala da contratação de empréstimos. Sobre isso, não é novidade que muitos criminosos aplicam golpes que prejudicam os aposentados que usam as redes.
Leia mais: Como solicitar valores esquecidos 2022
Nesse caso, o presidente do órgão previdenciário informou que a equipe de segurança já está trabalhando em reformas de segurança. Essas incluem leitura biométrica e facial para garantir que os segurados não sofram mais com a contratação de empréstimos indevidos.
Vale lembrar que a questão da segurança digital do instituto foi um ponto que o Youtuber João Adolfo de Souza levantou e pediu melhorias com rapidez, pois muitas pessoas estão sofrendo.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM DO BLOG!