Nos últimos três anos, o INSS antecipou o calendário de pagamentos do 13° Salario do INSS para os seus beneficiários. Essa antecipação ocorreu por conta da pandemia, o que serviu de ajuda para os beneficiários enfrentarem as crises econômicas sucedidas a partir desse evento. Agora, mais um ano está iniciando e há dúvidas se terá a antecipação do abono novamente. Confira agora.
A antecipação do 13º salario do INSS ocorreu nos anos de 2020 (pagamento em abril e maio), 2021 (pagamento em maio e junho) e 2022 (abril e maio) por conta da pandemia. Dessa forma, o presidente da república assinou um decreto para antecipar os valores. Veja o que já se sabe sobre o ano de 2023:
13º salario do INSS será antecipado em 2023?
No ano de 2023, o novo presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva ficará a frente dessas questões que dizem respeito ao INSS. Nos últimos três anos, Bolsonaro assinou o decreto 10.410, que aprovava o pagamento do 13° Salario do INSS em paralelo à folha de agosto e novembro (pagos em setembro e dezembro).
Os pagamentos, dessa forma, foram feitos em duas parcelas de 50% do valor do benefício cada. Mas, como ocorreu a antecipação, alguns beneficiários não receberam quando a antecipação iniciou. Ou seja, aqueles que tiveram o benefício concedido a partir de maio, receberam o 13º salario do INSS em parcela única no mês de novembro.
Leia mais: Saiba como fazer a prova de vida do INSS em 2023
Para que seja novamente antecipado em 2023, é preciso que o novo mandatário assine o decreto, pois somente isso permite que o pagamento ocorra fora dos meses previstos de setembro e dezembro.
Muitas pessoas estão solicitando o pagamento antecipado no ano que vem também, para custear os seus gastos. Entretanto, a antecipação do 13° Salario do INSS não foi uma das propostas das quais Lula já se pronunciou. Portanto, resta aguardar o próximo ano para ver se essa antecipação será feita.
Aumento de salário do INSS 2023
No ano de 2023, ocorre o aumento de salário mínimo no Brasil. Todos os anos, deve ocorrer o reajuste de acordo com a inflação. Lula encaminhou a PEC de transição com o salário mínimo de R$ 1320. Essa PEC foi aprovada pelo Congresso Nacional e deve começar a valer já no mês de janeiro.
O INSS já divulgou o calendário de pagamentos para o ano de 2023. O primeiro grupo começa a receber no dia 25 de janeiro. A ordem de pagamentos se dá pelo último número de benefício, que vai do 1 ao 0. Além disso, há uma divisão entre quem recebe um salário mínimo e mais que isso. Veja abaixo:
Leia mais: Saiba o que é a revisão da vida toda do INSS e veja quem tem direito

Veja também:
Leia mais: Vai sair 14° salário para os aposentados esse ano? VEJA AGORA
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.