Você, aposentado, pensionista e segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que tem direito de receber o 13º salário do INSS já pode esperar de prontidão. O 13º salário do INSS é uma espécie de abono do fim de ano que o instituto paga aos seus beneficiários sempre no mesmo período. Para esse ano já temos as datas definitivas de pagamento, fique ligado.
Leia mais: Extra de R$13.000 + Liberado NOVOS valores para os APOSENTADOS
Em 2020 e 2021 o governo federal optou pela antecipação desse benefício, uma vez que os impactos econômicos da pandemia de covid-19 atingiram a todos. No entanto, para esse ano não tem antecipação. Sendo assim, você vai receber o 13º de acordo com o calendário oficial de pagamentos do INSS.
Para saber quando vai cair o 13º acompanhe nosso artigo!
Pagamento do 13º salário do INSS liberado
Esse ano a união não ensaia a antecipação do 13º salário do INSS, até porque com a vacinação avançada, a economia tende a responder melhor. Sendo assim, o Brasil tende a chegar em um equilíbrio econômico e não é necessário antecipar os pagamentos.
Sendo assim, o INSS definiu que o 13º estará liberado para seus segurados a partir do mês de agosto e vai continuar acontecendo até o fim de dezembro.
Além disso, o pagamento acontecerá através do repasse de duas parcelas equivalentes a 50% do valor cheio, cada uma. A aplicação dessas novas medidas aconteceu graças ao Decreto nº 10.410/2020. Sendo assim, você beneficiário receberá a primeira parcela do 13º salário em agosto e após isso, a segunda parcela no mês de novembro.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Confira o calendário de pagamentos do 13º salário do INSS:

Como receber o 13º salário INSS antecipado
Você beneficiário pode buscar diretamente o seu banco e entender quais são as condições necessárias para o adiantamento do 13º salário do INSS. Mesmo com cada instituição tendo as suas particularidades, podemos adiantar que geralmente os bancos cobram taxas de até 10% de juros nas parcelas.
No entanto, é importante que o segurado pense bem antes de contratar uma antecipação do 13º salário, até porque os juros bancários costumam ser altos. Assim, o beneficiário corre risco de ficar endividado logo nos primeiros meses do ano, o que não é algo bom nem de longe. Então, tenham seu planejamento pessoal em mente.
Leia mais: FGTS 2022: Caixa confirma calendário de pagamento!
Um outro ponto importante é que além dos aposentados e pensionistas, beneficiários de auxílios como auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário-maternidade também têm direito ao 13º salário. Contudo, o abono natalino tem o valor referente ao tempo no qual esses permaneceram recebendo o benefício do INSS.
Gostou das informações sobre o INSS? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: