É essencial que todas as pessoas prezem pela saúde tanto física quanto mental do corpo. Uma alimentação bem regulada e saudável ajuda na prevenção de inúmeros tipos de doenças consideradas bastante graves durante a vida.
Investir firmemente em hábitos alimentares equilibrados, combinada com a prática de atividades físicas de maneira regular, tem o poder de adiar e em alguns caso até mesmo prevenir doenças mentais como o próprio Alzheimer.
Quer saber quais alimentos são recomendados para prevenir o mal do Alzheimer e outras demências? Então continue a leitura atentamente logo abaixo. Dessa forma, você poderá começar do zero tendo uma vida muito mais prazerosa.
Estatísticas do Alzheimer

Considerado um dos casos mais recorrentes de demência, o Alzheimer é responsável por 60% a 80% dos casos, estatísticas do Ministério da Saúde indicam que o Alzheimer afeta aproximadamente 1,2 milhão de pessoas apenas no Brasil.
Indivíduos entre 65 a 85 anos de idade são os mais susceptíveis ao Alzheimer. Entretanto, uma pesquisa divulgada na revista científica BMC Magazine concluiu que a Dieta Mediterrânea ficou ligada a um risco menor de desenvolver demência.
Além disso, um estudo realizado pela Universidade de Newcastle (Reino Unido), reunindo 60 mil pessoas, revela que todos que investiram na dieta mediterrânea tiveram 23% menos risco de contrair alguma demência cerebral.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp.
Dieta Mediterrânea
Essencialmente, a dieta mediterrânea foca de maneira primária no consumo de vegetais. Principalmente os verde-escuros, frutas, feijões e oleaginosas, ou seja, nozes e castanhas e também grãos integrais e até mesmo azeite.
“Uma alimentação saudável é um padrão alimentar que promove a melhor saúde física, mental e emocional. Ela engloba opções alimentares variadas e equilibradas que atendem às necessidades de nutrientes e energia, melhorando a saúde, o humor, e, consequentemente, a qualidade de vida”, destaca a nutricionista Thaís de Brito.
Posteriormente, a profissional também reforçou que alimentos ricos em gorduras saudáveis, como azeite de oliva, ovos oleaginosos, peixes e óleos vegetais, produzem corpos cetônicos no fígado.
Alimentos Indicados para Prevenção de Doenças
Repleto de antioxidantes, o azeite de oliva protege as células cerebrais, diminuindo o envelhecimento precoce e elevando o HDL, conhecido como o colesterol bom. Além disso, os legumes como beterraba, abobrinha, repolho e cenoura também podem ajudar na prevenção das doenças.
Leia mais: Governo abre inscrição para receber bolsa atleta de mais de R$ 500- Confira como se inscrever
Os peixes também estão incluídos na lista, é altamente aconselhado o consumo deles assados ou grelhados. Ademais, peixes são ricos em ômega-3, que melhora o funcionamento dos neurotransmissores. Ou seja, causando a diminuição do risco de déficits cognitivos.
Nozes, eficazes em prevenir distúrbios cerebrais, têm a capacidade de proteger o cérebro contra o estresse oxidativo e a inflamação. Por fim, outras sugestões são as frutas como morango, amora, e framboesa, assim como o chá verde.
Gostou do conteúdo? Portanto o Jornal JF traz os melhores conteúdos sobre o INSS, política, economia e entretenimento. Continue acompanhando nosso blog diariamente para não perder nenhuma grande novidade.
Veja Também: SAIU a lista das mudanças na prova de vida
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!