Em 2020, o governo tomou diversas medidas para reduzir os impactos causados pela COVID-19. Então, uma delas foi a antecipação do 13° salário tanto em 2020 quanto em 2021. Então, em 2022, avançamos com as consequências diretas da pandemia, da inflação, da guerra na Rússia e na Ucrânia e do ano eleitoral. Com isso, o abono extra do 13° salário foi novamente adiantado, sendo uma das medidas do programa governamental renda e oportunidade.
Esta antecipação foi custeado a 30,5 milhões de segurados do INSS com o objetivo de mitigar as já mencionadas consequências econômicas que ainda afetam os brasileiros em 2022. Assim, aproximadamente 56,7 bilhões de reais foram injetados na economia para remunerar o bônus salarial. Entretanto, há alguns beneficiários que recebem o abono extra ainda em 2022, no final do ano, em parcela única! Leia e compreenda o caso no texto abaixo.
Como saber se recebo o abono extra 13° salário em 2022?
Quem recebe aposentadoria, auxílio doença, pensão por morte, auxílio reclusão e auxílio doença pode receber o décimo terceiro salário. Assim, geralmente há dois pagamentos para quem recebe benefícios desde janeiro.
Leia em seguida: VITÓRIA dos APOSENTADOS: Decisão do STJ Saiu agora – Prazo de 10 anos para Revisão INSS
Então, o primeiro pagamento foi de 50 % do valor do benefício. No segundo os restantes 50 % com dedução do imposto de renda caso houvesse. Mas quem começou a receber os benefícios depois de maio recebe agora em novembro uma única parcela, por não ter recebido adiantamento do abono extra no primeiro semestre do ano!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Qual o valor do abono extra do 13° salário em parcela única?
O valor será proporcional ao número de meses em que o beneficiário recebeu o benefício. Para calcular o décimo terceiro salário, reparta seu salário total por 12 e multiplique o resultado pelo número de meses em que você foi beneficiado.
Leia em seguida: Saiba então como consultar seu contracheque no SouGov.br [TUTORIAL COMPLETO]
- Salário integral (salário bruto): R$ 2.000
- Meses trabalhados: 4 meses (ao longo de 12 meses)
- 2.000/12 = 166,67
- 166,67 x 4 = 667,00
- R$667,00 será o valor do 13° salário do trabalhador.
Quando receberá o abono extra do 13° parcela única?
O beneficiário receberá um pagamento em novembro, proporcional aos meses em que recebeu seus benefícios. Este calendário segue a mesma ordem do pagamento oficial do INSS, devendo verificar o último dígito seguido de um hífen do PIS ou NIS. A data de pagamento do abono extra será conforme a tabela abaixo:
Leia em seguida: Aprovação de um projeto pode então pagar um abono extra para os beneficiários do INSS

Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
Leia em seguida: VITÓRIA DOS APOSENTADOS! INSS divulga novas regras para Auxílio Doença sem perícia; então saiba mais
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.