Desde 2020, ano da pandemia, o governo federal decidiu adiar o pagamento do subsídio salarial dos trabalhadores também conhecido como PIS / Pasep. Esse adiamento ocorreu nos últimos dois anos e é por isso que muitas pessoas ainda não entendem como será feito o pagamento este ano. Sendo assim, há muitos que nem resgataram valores em seu direito em 2022! Mas como saber se tenho cotas PIS PASEP para receber? Confira a seguir!
O que são as cotas PIS PASEP e até quando estão disponíveis?
O abono salarial do PIS PASEP acaba sendo esquecido ou os funcionários optam por não sacar. De todo jeito, há uma nova possibilidade de retirar as cotas PIS PASEP. Nesse sentido, quem ainda não fez o saque o abono fica liberado até o final de 2022, ou seja, 29 de dezembro.
Leia em seguida: VITÓRIA dos APOSENTADOS: Decisão do STJ Saiu agora – Prazo de 10 anos para Revisão INSS
O valor disponível corresponde ao ano de 2020. A destinação do PIS foi um crédito para trabalhadores brasileiros em conta poupança ou conta corrente da Caixa Econômica Federal. Ou na poupança digital Caixa Tem para quem não tem conta em instituição bancária.
Dessa forma, os cidadãos que não extrair os valores dos anos anteriores podem fazer o chamado pedido formal de reemissão para sacar o dinheiro esquecido. Assim, caso opte por não fazer a retirada, você poderá retirar no ano seguinte.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Uma requisição de liberação pode ser feita de duas maneiras. A primeira é através de uma declaração pessoal. Assim, o assalariado deve se dirigir a uma das unidades regionais do Ministério do Trabalho, com seu documento de identificação com foto, para interpor recurso administrativo. Ou então, por e-mail no local de trabalho (insere aqui a confederação ou estado onde você mora)@economia.gov.br.
Como sei que tenho cotas de PIS PASEP para receber?
Caso queira verificar se tem ou não direito ou outras informações sobre valores esquecidos de PIS / PASEP, pode telefonar para o 158 ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Mas, em qualquer caso, aqueles que atendem aos seguintes pré-requisitos serão elegíveis:
Leia em seguida: Aprovação de um projeto pode então pagar um abono extra para os beneficiários do INSS
- Estar matriculado no programa PIS / PASEP há pelo menos cinco anos.
- Trabalhou sob contrato oficial por pelo menos 30 dias consecutivos;
- Recebeu até dois salários mínimos;
- Ter os dados sociais devidamente preenchidos e atualizados no Cadastro Anual de informações Sociais (RAIS).
Leia em seguida: Saiba então como consultar seu contracheque no SouGov.br [TUTORIAL COMPLETO]
Nesse sentido, vale destacar que o programa de Integração Social (PIS) é custeado pela Caixa Econômica Federal aos assalariados da iniciativa privada. No caso do programa de Capacitação de Ativos do servidor Público (Pasep), é voltado para os servidores públicos, e o banco responsável pelos pagamentos é o banco do Brasil.
Então, como sei que tenho uma cotas de PIS PASEP para receber? A consulta pode ser feita pelo aplicativo Cartão de Trabalho Digital ou pela Central de Atendimento, telefone 158.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
Leia em seguida: VITÓRIA DOS APOSENTADOS! INSS divulga novas regras para Auxílio Doença sem perícia; então saiba mais
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.