Saiba como funciona a revisão da vida que pode proporcionar um aumento salarial para os aposentados do INSS. Confira mais informações aqui:
O julgamento da revisão da vida toda estava acontecendo através do plenário virtual do Supremo tribunal Federal (STF). Entretanto, uma decisão acabou acarretando sua suspensão, afetando a possibilidade dos aposentados pela Autarquia Federal, conseguirem ter um aumento de salário justo.
Em seguida, você pode conferir mais informações sobre a revisão vida toda!
Revisão da vida toda foi aprovada?

A revisão da vida toda havia sido aprovada através do plenário virtual do Supremo Tribunal Federal. No entanto, devido uma alteração, o julgamento da temática teve sua suspensão confirmada e segue até hoje. Diante esse cenário e através da mudança, o retorno da discussão da temática, precisa ser em plenário físico.
Leia mais: DINHEIRO NA CONTA! INSS Libera Salário Em Dobro Para Aposentados
Perante essa situação, uma nova decisão chegou e proporcionou mudanças positivas para o julgamento da revisão da vida toda. Nesse sentido, a maioria dos ministros, decidiram que os votos que haviam sido apresentados no plenário virtual, vão estar válidos para quando o julgamento retornar em plenário físico.
Essa alteração somente se tornou possível, devido à solicitação realizada pelo Ministro Alexandre de Moraes, para que os votos continuassem sendo considerados. Senso assim, boa parte dos ministros presentes votou a favor, o único voto contrário partiu do Ministro André Mendonça.
Leia mais: Projeto Pretende Liberar Abono Extra Para BPC; Saiba Mais
Para que serve a revisão da vida toda?
Mesmo que o julgamento não tenha previsão para retornar, se torna necessário saber para que serve a revisão da vida toda. Desse modo, ela vai permitir que os aposentados consigam um aumento salarial, devendo seu benefício ter sido concedido depois da entrada em vigor da Lei de n.º 9.876/99. Contando com uma regra de transição para fazer o cálculo do salário de benefício.
Leia mais: Você É Aposentado Ou Pensionista Do INSS? Confira 8 Benefícios Que Pode Ter Direito E Não Sabe!
Desse modo, a regra de transição estabeleceu que apenas 80% das maiores contribuições do segurado do INSS, feitas desde o mês de julho de 1994, poderiam integrar o cálculo da sua aposentadoria. Trazendo prejuízos para aqueles que tinham contribuições anteriores.
Com essa decisão, as contribuições feitas pelos aposentados antes do mês de julho de 1994, acabaram ficando de fora do cálculo. Então, a norma acabou ocasionando conflitos com as arrecadações feitas para o INSS por “toda vida”.
Leia mais: Aposentados Vão Receber Abono Extra De R$2000 Do INSS? Confira O Projeto
Quais valores a revisão da vida toda libera?
O valor do aumento de salário através da revisão da vida toda, as situações precisam de uma análise individual, pois cada uma é única. Podendo em alguns casos haver uma ampliação de 4 vezes o salário de benefício, ou um reajuste de 30% no valor atual que recebem. Portanto, através do acréscimo das contribuições descartadas.
Leia mais: INSS: Abono Extra De R$4500 Pode Ser Liberado Para Aposentados E Pensionistas
Quem tem direito e qual o prazo para pedir a revisão?
A solicitação da revisão da vida toda pode acontecer por aposentados por invalidez, por idade ou por tempo de contribuição. Bem como, por pensionistas e beneficiários do auxílio-doença e auxílio-acidente. E o prazo para requer é de 10 anos, contados da data de recebimento do primeiro salário de benefício.
Leia mais: Quais As Novas Regras Para A Aposentadoria Em 2023? Veja Agora
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!