O 13° salário INSS é um direito dos beneficiários da Previdência Social. Portanto, é um adicional que se refere ao rendimento do ano anterior.
Desde a pandemia da Covid-19, o pagamento desse valor do INSS tem sido antecipado. Igual já aconteceu este ano. Portanto, em 2022, a primeira e a segunda parcela do 13º salário foram pagas a partir de abril, com encerramento em junho.
No entanto, quem começou a receber o benefício previdenciário após esses meses, também tem direito ao 13° salário INSS. Veja como será o pagamento.
Quem recebe a parcela única do 13° salário INSS
Tem direito ao 13° salário INSS quem recebe os seguintes benefícios:
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-reclusão;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-doença.
Portanto, quem começou a receber um dos benefícios acima a partir de maio, por no mínimo, 30 dias, tem direito a receber o 13° proporcionalmente.
Leia mais: Atenção aposentados tem problema na folha de pagamento: Veja quem será prejudicado
Dessa forma, é esperado que o 13º salário proporcional seja pago a partir do dia 25 de novembro. Afinal, é quando iniciam os pagamentos do mês.
O valor a ser pago irá depender de quanto o segurado ganha. Bem como da quantidade de meses em que está recebendo o pagamento da Previdência.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Data de pagamento do 13°salário INSS
A previsão de pagamento para essa parcela única do 13° salário INSS é para novembro. Especificamente para a última semana.
Leia mais: INSS: Exigências para liberação do pedido da aposentadoria; entenda
O calendário segue a mesma ordem dos pagamentos oficiais do INSS. Portanto, é preciso verificar o penúltimo dígito do seu PIS ou NIS, aquele que está antes do hífen.
O número em destaque corresponde ao final informado para a liberação do pagamento.
Confira abaixo o calendário:

E o 13° salário BPC?
No último dia 25 foi entregue o projeto de lei para que os beneficiários do BPC também tivessem direito ao 13° salário. Afinal, eles recebem somente um salário mínimo e, às vezes, esse valor é o que sustenta a família.
Leia mais: Maravilha: Salário dos aposentados vai aumentar, confira os valores
Além disso, foi justificado que os trabalhadores CLT e outros benefícios do INSS recebem esse valor a mais. Portanto, o BPC também deve ter direito.
O projeto está em análise, com chances de ser aprovado ainda em 2022. Mesmo com as eleições, a pauta foi vista como essencial.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!