Você já ouviu falar sobre a malha fina? Esse é o maior medo dos contribuintes no período de declaração do Imposto de Renda. Contudo, o processo de declaração já passou e muitas pessoas estão com receio de não receber o valor da restituição.
Se você não entende sobre o tema, continue acompanhando. Vamos responder às principais dúvidas.
O que é a malha fina?
A dúvida mais comum e também básica é entender o que é a malha fina. Entender o que ela significa é primordial.
A Receita Federal cruza informações prestadas por diversas entidades com as informações que o contribuinte fornece. Portanto, caso haja alguma divergência entre os dados, abre-se um processo de apuração com riqueza de detalhes.
Leia mais: Aprenda o que é um empréstimo, como ele funciona e quais as regras de liberação
Nesse processo, o governo convoca o cidadão para prestar depoimento. Mas somente se houver necessidade. Todo o processo recebe o nome de malha fina. Quando isso ocorre, a pessoa fica impossibilitada de receber a restituição do Imposto de Renda.
Normalmente, há problema quando há omissão de dados, seja o declarante pessoa física ou jurídica. A malha fina também é utilizada para localizar fraudes no sistema de declaração.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Veja como evitar a malha fina
Não tem outra forma. A melhor maneira de evitar cair na malha fina é efetuar a declaração do Imposto de Renda com antecedência e de forma correta. Portanto, declare todos os ganhos como deve ser feito.
No entanto, se houver algum problema, corrija a declaração dentro do prazo legal permitido. Caso você tenha dúvidas, uma opção interessante é contar com o auxílio de um contador para ajudar a gerenciar os seus ganhos.

Leia mais: Saiba como sacar dinheiro esquecido na Caixa
Todavia, se você foi pego pela Receita, o melhor é entender qual foi o erro e efetuar a correção junto ao órgão. Sendo assim, o mais indicado é buscar por um contador ou profissional especializado no assunto para conseguir resolver o seu problema.
Quais são as suas consequências?
Caso o contribuinte ignore a exigência da Receita Federal, poderá ser cobrada uma multa de até 37,5% sobre o valor devido ao órgão. Mas o maior problema está em ficar impossibilitado de sacar a restituição anual do Imposto de Renda. Portanto, busque sempre regularizar sua situação fiscal para evitar transtornos.
Leia mais: Bolsonaro aprova aumento de margem e novo cartão para aposentados; Veja
Para saber se está na malha fina, acesse o site da Receita Federal, vá ao portal e-CAC e faça a consulta. Caso esteja, procure uma agência da Receita Federal para regularizar suas pendências.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!