No dia 16 de abril, o Banco Central concluiu sua primeira fase da consulta de valores esquecidos que os brasileiros haviam parados em seus bancos. Mais valores serão disponibilizados na segunda fase. Em 24 de março, 2,85 milhões de pessoas físicas e jurídicos solicitaram o resgate de seus bancos. um total de 245,8 milhões de reais.
Entre as pessoas que solicitaram o resgate, 2.516.990 solicitam transferência via Pix no valor total de R$ 205.099.139,18, enquanto 328.947 solicitaram o contato da instituição financeira consolidada. R$ 34.370.940,12. Das pessoas jurídicos, 5.113 solicitar reembolso via Pix (R$ 5.012.975,84), e 1.059 receber pessoa física (R$ 1.326.419,82).
Sendo assim, os brasileiros anseiam por uma segunda fase, e querem saber o passo a passo de como realizar as consultas para receber estes valores! Confira então algumas informações.
Como consultar valores esquecidos?
- PASSO 1: Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data que estiver liberado. Vale ressaltar que é necessário ter acesso à conta gov.br, nível prata ou ouro.
- PASSO 2: Clique no botão “Acessar meus Valores a Receber”
- PASSO 3: Fazer login com sua conta gov.br (nível prata ou ouro).
- PASSO 4: Ler e aceitar o Termo de Responsabilidade
- PASSO 5: Consultar:
a) o valor a receber;
b) a instituição que deve devolver o valor;
c) a origem (tipo) do valor a receber; e
d) informações adicionais, quando for o caso.
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- PASSO 6: Clicar na opção que o sistema indicar:
a) ” Solicitar por aqui ” significa que a instituição oferece a devolução do valor via Pix no prazo de até 12 dias úteis:
– selecionar uma das chaves Pix e informar os dados pessoais;
– guardar o número de protocolo, se precisar entrar em contato com a instituição.
b) ” Solicitar via instituição ” significa que a instituição não oferece a devolução por Pix no prazo de até 12 dias úteis: entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de devolução do valor.
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Quando será liberada segunda fase de consultas?
Desde 17 de abril, o sistema Valores a Receber traspassa por uma reformulação. Assim, na segunda fase: não haverá mais agendamento. Será possível solicitar resgate de recursos no momento da primeira consulta.
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Além disso, o sistema terá novas informações remetidas pela instituição financeira. Ou seja, mesmo quem já recuperou seus recursos e quem não possui sinistros na primeira etapa terá que revisar o sistema, pois os dados serão atualizados e poderá haver um novo recurso.
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O retorno do Sistema de Valores a Receber – SVR estava previsto para o dia 2 de maio. Assim, por conta da greve dos servidores, essa data foi adiada, mas sem definição exata até o momento. A declaração dada pelo Banco Central é que “a nova data será comunicada com devida antecedência”.
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