No dia 30 de setembro, sexta-feira, a Receita Federal libera a consulta do último lote da restituição do Imposto de Renda 2022. As restituições são divididas em 5 lotes e o primeiro pagamento iniciou no mês de maio. Confira como consultar os valores:
A consulta da restituição do Imposto de Renda 2022 ocorre de forma simples, basta acessar o site da Receita Federal, preenchendo os dados pessoais. Mais de 4,46 milhões de brasileiros foram beneficiados com a restituição, valor que soma quase R$6 bilhões a serem devolvidos.
Vale lembrar que além da restituição para quem realizou a declaração do imposto de renda do ano-base de 2021, a Receita Federal também liberou a restituição de lotes residuais, ou seja, de quem declarou nos anos anteriores ou caiu na malha fina e depois regularizou. Confira como você pode consultar se tem direito.

Leia mais: Restituição Imposto de Renda 2022: Receita abrirá consulta do último lote essa semana
Como consultar se tenho direito à restituição do imposto de renda 2022?
Os cidadãos podem realizar a consulta através do site da Receita Federal, no link em seguida: Consulta restituição IR. Além disso, é possível baixar o aplicativo para Android e iOS. Bata preencher o CPF, data de nascimento e a validação anti-robô.
Lembrando que o pagamento da restituição do 5º lote do imposto de renda de 2022 inicia na sexta-feira, dia 30 de setembro. As restituições dos valores recebidos pela Receita Federal com o Imposto de Renda é feito por depósito na conta bancária. A conta é a que o contribuinte coloca no momento da declaração do IR.
Leia mais: 5º lote do imposto de renda será pago na próxima semana! Veja!
O que acontece se o contribuinte não receber a restituição do imposto de renda 2022?
Muitas vezes, ocorre de o contribuinte colocar algum dado da conta corrente de forma errada na declaração de imposto de renda. Dessa forma, os valores ficam retidos por até 1 ano no Banco do Brasil. Desse modo, o contribuinte que não recebeu o depósito em sua conta corrente indicada, poderá agendar o deposito de sua restituição por meio da Central de relacionamento do Banco do Brasil.
Como saber se caí na malha fina?
Os contribuintes podem acessar o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal, chamado e-CAC e retirar o “extrato do imposto de renda” para saberem se caíram na malha fina. O acesso é com o CPF, código de acesso e a senha. É muito importante realizar a consulta, pois cidadãos inadimplentes podem sofrer punições, como suspensão do CPF.
O código de acesso pode ser gerado pela própria plataforma da Receita Federal. Quando entrar no e-CAC, procurar a opção “Saiba como gerar o código de acesso”, logo após, é encaminhado para uma página com o passo a passo.
- Acesse aqui para criar o código;
- Informe o seu CPF;
- Informe sua data de nascimento;
- Preencha o campo anti-robô e clique em Avançar;
- Em seguida, preencha o números dos recibos de entrega das Declarações do Imposto de Renda apresentadas nos 2 (dois) últimos anos;
- Crie uma senha;
- Por fim, clique em Gerar código.
Leia mais: Quinto e último lote do Imposto de Renda 2022 começa a ser pago nos próximos dias
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!