O Conselho Federal de Justiça disponibilizou um total de 2,09 bilhões de reais para liquidar mais de 197 mil ações judiciais movidas por segurados em todo o país. Destes, 1,73 bilhão de reais serão aplicados para pagamentos previdenciários e procedimentos de apoio como aposentadorias e pensões, para que os pensionistas sejam ressarcidos! São os famosos atrasados do INSS! Uma nova “onda” de pagamentos de R$ 1.73 bilhões será fornecido a 113.780 segurados, e um total de 88.908 ações judiciais foram movidas e vencidas em tribunal. Veja onde consultar e quem tem direito!
O que são os atrasados do INSS

Os atrasados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são valores retroativos acumulados, aos quais o segurado tem direito após ter obtido ação judicial do órgão para concessão ou revisão de benefícios.
Em geral, os atrasados do INSS são valores que o segurado deveria ter recebido ou ter recebido, mas que, por algum motivo, não foi custeado definitivamente. Lembre-se que a data em que o segurado faz a requisição ao INSS é chamada de DER (Data de Entrada do requerimento).
Leia em seguida: Você pode ter dinheiro esquecido nos bancos e não sabe; veja aqui a origem dos valores a receber do Banco Central
Assim, caso o INSS demore na análise do pedido de concessão do benefício poderá ter acesso ao valor retroativo do DER. No entanto, nem sempre o pedido é admitido e o segurado pode eventualmente rejeitar o pedido no INSS. Assim, caso isso ocorra, o segurado deverá requerer a revogação da resolução do INSS por via administrativa ou judicial, podendo também ter direito a valores retroativos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem tem direito aos atrasados do INSS?
Para o segurado que for à Justiça para homologação ou avaliação de benefícios e para o segurado que vence o INSS na via judicial. Você tem o direito de receber quaisquer fundos pendentes. O pagamento desses atrasados é feito de acordo com a data da ordem de pagamento emitida pelo juíz bem como o valor a ser custeado. A liberação do valor após o segurado ter vencido perante o INSS em juízo ocorre de duas formas, quais sejam, por Requisição de Pequeno Valor (RPV), ou por precatórios.
Leia em seguida: Como Consultar Os Valores A Receber Do Banco Central; Passo A Passo Completo
Como posso verificar o pagamento do processo do INSS?
Assim, no caso de Requisição de Pequeno Valor, é custeado se o valor diferido que o segurado deve receber for de até 60 salários mínimos, ou seja, R$ 72.720 em 2022. Na modalidade RPV, a vantagem é que a espera é muito mais curta e o segurado pode recebê-lo mais rápidamente.
Como novo RPV emitido mensalmente, após o vencimento judicial do INSS, o segurado receberá o valor em até dois meses. Os segurados que venceram o INSS em uma ação judicial devem saber. O tribunal original enviará a notificação no prazo de 60 dias a partir da decisão.
Leia em seguida: Empréstimo Consignado É Liberado Para O BPC/Loas: Saiba O Que É Um Empréstimo Consignado
Por isso, a delegação Judicial Federal (CJF) notifica o Tribunal do distrito Federal (TRF), que deve repassar o valor ao segurado. Após o recebimento do INSS judicialmente, o segurado ou advogado deverá consultar o TRF responsável por seus termos na data do recebimento dos recursos. Verifique o tribunal e o site do seu estado para concluir sua consulta.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Clique no link e saiba mais.
Empréstimo Pessoal: Saiba O Que É O Empréstimo Pessoal, As Taxas E Valores Liberados
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.