A liberação dos valores a receber do Banco Central (BC) está sendo muito aguardada desde que a instituição financeira anunciou o pagamento de R$8 bilhões em saques. Contudo, o banco só pagou metade de grana para os beneficiários, pois a segunda fase de consulta e liberação dos valores está suspensa há mais de 4 meses.
Nesse contexto, venha ver o que está acontecendo com a liberação desses valores e como você pode consultar o seu pagamento. Saiba tudo aqui!
O que houve com a consulta dos valores a receber?
Desde o início do ano, o Banco Central anunciou que teria mais de R$8 bilhões em pagamentos de dinheiro esquecido para devolver aos beneficiários. Todavia, o BC só realizou uma fase de consulta e liberação dos valores e a segunda, que estava prevista para maio, está atrasada até hoje.
Leia mais:13º salário BPC LOAS vai sair em 2022? Confira últimas notícias do novo projeto
De acordo com as informações oficiais, o banco passou por um momento de greve dos seus funcionários e isso comprometeu a atualização do Sistema Valores a Receber (SVR). Para quem ainda não sabe, o SVR é o sistema que opera a liberação dos valores e com ele fora do ar não há como o banco pagar os valores esquecidos.
Acontece que essa greve já se encerrou e temos praticamente 5 meses desde a data prevista para a segunda liberação do sistema e mesmo assim, quem entra no site do banco dá de cara com a seguinte mensagem “temporariamente suspensa para aprimoramento”.
Mesmo assim, a grande esperança das pessoas que ainda não consultaram os valores é de que essa segunda fase comece logo e enfim seja possível sacar os valores esquecidos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Quem tem direito aos valores a receber?
Mesmo que o banco ainda não tenha liberado a segunda fase da consulta dos valores esquecidos, é possível ter uma ideia de quem tem dinheiro para receber. Isso porque nós sabemos, por meio das informações oficiais, de onde vêm os valores residuais que o banco central está para devolver.
Sendo assim, as pessoas que perderam dinheiro com as seguintes situações há alguns anos poderão receber os valores:
- contas-correntes ou de poupança encerradas, com saldo disponível;
- tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o BC;
- cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito;
- recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.
Leia mais: Auxílio Caminhoneiro adiantado! Veja a nova data!
Mesmo ainda não disponível, o BC informou que a segunda fase da liberação dos valores vai contar com algumas mudanças e é esse um dos motivos da demora para liberação do SVR. Confira as novidades do sistema para a segunda fase!
O novo SVR conta com mudanças para a segunda fase de consultas
Como o sistema está suspenso para atualizações, nada mais justo que o Banco Central informar quais serão as novidades para esse próximo momento de consulta. Nesse sentido, a administração informou que as principais novidade são as seguintes:
Leia mais: Novo limite extra da João Financeira para você!
- Não haverá mais necessidade de agendamento, então será possível pedir o resgate dos recursos no momento da primeira consulta;
- O sistema contará com informações novas repassadas pelas instituições financeiras. Sendo assim, mesmo quem já resgatou seus recursos e quem não tinha valores a receber na primeira etapa deve consultar novamente o sistema, pois os dados serão atualizados e pode haver recurso novo.
Leia mais: Empréstimo Auxílio Brasil: Bancos mentiram pra você?
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre a margem social. Clique no link e saiba mais.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!