A terceira idade é um período onde costuma-se ter alguns gastos adicionais, a maioria relacionada à saúde. A maior parte desse público recebe apenas o benefício do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Por conta disso, é importante realizar o planejamento financeiro dos idosos a fim de evitar situações incômodas em relação a economia.
O planejamento financeiro dos idosos é importante para garantir tranquilidade nas finanças e para possuir uma renda em casos emergenciais. Veja algumas dicas de como melhorar a vida financeira na terceira idade.

1- Organize as suas contas
Uma das principais dicas de planejamento financeiro dos idosos é manter as contas organizadas. Selecione as suas contas e organize por data de vencimento e forma de quitação. Arquive-as em um mesmo local, como caixas ou até no computador.
É importante ir reservando os valores para não haver imprevistos quando chegar a data de vencimento de determinada fatura. Após quitadas, também é importante mantê-las guardadas, como forma de comprovação.
Leia mais: Direito dos Idosos: Benefícios pouco conhecido por quem tem +60 anos
2- Destine um valor para gastos emergenciais
Na terceira idade, é comum ocorrer gastos emergenciais. A maioria deles está ligada à saúde. Então, uma dica importante é destinar um valor mensal para esses imprevistos. Alguns medicamentos, realização de exames, dentre outros, nem sempre é ofertada pelo Sistema Público de Saúde.
Caso o idoso não esteja preparado para essas emergências, o valor virá a faltar para as contas, posteriormente. Esse é um dos principais motivos que os fazem recorrer à contratação de linhas de crédito, por exemplo.
Leia mais: Idosos estão usando de benefícios para economizar dinheiro: Confira
3- Organize as contas conforme a importância
O pagamento das contas deve estabelecer uma importância. Por exemplo, aquelas necessidades básicas, como água, luz e, até, em relação à saúde, devem ser quitadas primeiro. Em seguida, quite aquelas que não são essenciais para a sobrevivência, mas que garantem qualidade de vida.
4- Avalie os gastos
Como falado no tópico anterior, é necessário dar prioridade para as contas que são de emergência e necessárias à sobrevivência. Da mesma forma, é importante avaliar se os seus gastos são, realmente, necessários. Caso não forem, avalie se você pode livrar-se deles no mês posterior.
5- Negocie dívidas com os credores
Muitas vezes, o que impede o planejamento financeiro dos idosos é uma dívida extensa, que não permite a economia de dinheiro, por exemplo. Uma boa alternativa é tentar renegociar com os credores, diminuindo taxas de juros ou até parcelas.
Leia mais: Idosos estão recebendo benefícios que nem sabiam que tinham direito: Confira
6- Tenha atenção aos golpes aplicados
A terceira idade é alvo de aplicação de golpes e a maioria deles chega por meio digital. Por conta disso, é importante ficar atento. Algumas dicas podem ajudar. Por exemplo essa: nunca clique em links desconhecidos, isso pode ocasionar o roubo de dados.
Outra dica é não fazer transferências em dinheiro caso solicitado por mensagem. Às vezes, os golpistas se passam por pessoas de sua família para conseguir dinheiro. Sempre ligue antes para os seus familiares para saber se você estava falando realmente com eles.
A terceira dica é em relação a golpes envolvendo consignados. Nunca realize o pagamento de nenhum valor para a liberação do crédito. Isso não é característico dos consignados. O único pagamento a ser realizado é por meio do desconto em conta no valor das parcelas.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.