O Banco Central liberou dinheiro esquecido para os brasileiros. Essa liberação ocorreu em duas etapas, para não sobrecarregar os sistemas bancários. A primeira fase se encerrou e milhares de pessoas estão aguardando a segunda fase, que ainda não está liberada. Entenda melhor:
A segunda fase de consultas do dinheiro esquecido do Banco Central já deveria ter iniciado. Mas, ocorreu uma greve dos servidores, que fez com que houvesse a suspensão das consultas. A greve já se encerrou, mas a consulta ainda não está liberada, pois o sistema está em manutenção, já que haverá mudança em relação à primeira fase.

O que é o dinheiro esquecido?
O dinheiro esquecido é qualquer um que possa ter ficado retido em algum banco. Por exemplo, se o cidadão encerrou alguma conta com saldo e não resgatou, ou se possuir dinheiro de consórcios não resgatados, terá direito aos valores.
Leia mais: Consulte se você tem dinheiro a receber do Banco Central
Como consultar o dinheiro esquecido do Banco Central?
O dinheiro esquecido do Banco Central possui um sistema próprio de consultas, criado pela própria instituição. Esse sistema é o Valores a Receber. Na primeira fase de consultas, o sistema indicava os valores que o cidadão possuía para saque e indicava uma nova data para acesso, quando poderia ser feita a transferência para uma conta.
A novidade dessa segunda fase de consultas deve ser a consulta e saque no mesmo dia. Contudo, para sacar, é necessário que o cidadão tenha acesso ao sistema do Governo Federal, o gov.br, e que seu selo seja prata ou ouro. Veja, em seguida, como funciona:
Leia mais: Consulte se você está na lista de pagamentos dos valores a receber – Banco Central
Como aumentar o selo no gov.br
Assim que realizado o cadastro no gov.br, o cidadão recebe o selo bronze, que não dá acesso a muitos serviços. Para aumentar, é possível realizar pelo próprio site. Confira como:
Aumentar para prata
- Através da validação facial feita através do aplicativo gov.br, para ser realizada a conferência da foto do contemplado nas bases da CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
- Por meio da validação dos dados pessoais do beneficiário através do internet banking de um dos bancos que sejam credenciados (Banco do Brasil, Banese, Banrisul, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica federal, Santander, Sicoob, Banestes).
- Através da validação dos dados de usuário e senha do SIGEPE, para os servidores públicos federais.
Aumentar para ouro
- Por meio da validação facial através aplicativo gov.br, para análise da foto do contemplado junto as bases da Justiça Eleitoral;
- Pela validação dos dados com Certificado Digital (compatível com ICP-Brasil).
Como sacar o dinheiro esquecido?
Existem duas opções de saque. O cidadão pode solicitar por PIX, na opção “Solicitar por aqui” ou “Solicitar via instituição”. Nessa segunda forma, o cidadão entra em contato com a instituição e combina uma forma de recebimento.
Leia mais: Sistema do Banco central permite saque de valores perdidos em contas: Consulte
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!