Trabalhadores que contribuíram com o PIS/PASEP agora tem dinheiro para sacar no FGTS! Veja como consultar e sacar os valores!
Trabalhadores que contribuíram no passado para os fundos, agora extintos, do PIS/PASEP, podem ter valores para sacar no FGTS! Veja neste artigo como realizar a consulta dos valores e como sacar!

O que é PIS/PASEP?
PIS/PASEP trata-se do antigo sistema que funcionava como fundo de garantia para trabalhadores, de maneira similar a como funciona o FGTS hoje em dia.
O PIS/PASEP era a unificação dos dois seguintes programas:
- PIS – Programa de Integração Social;
- PASEP – Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.
De modo que o PIS era referente aos trabalhadores CLT, ou seja, particulares, enquanto o PASEP era referente aos servidores públicos.
Leia mais: Nova taxa de juros dos empréstimos consignados para o Auxílio Brasil; Veja agora
A extinção dos programas veio somente em 2020, movendo assim fundos presentes em ambos para o FGTS, atual fundo de garantia dos trabalhadores.
Com isso valores que estavam anteriormente presos no PIS/PASEP agora podem ser movimentados no FGTS, usando somente o aplicativo.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Cotas do PIS/PASEP
As cotas PIS/PASEP tratam-se de valores que estavam presentes em contas do PIS/PASEP durante a extinção do programa, no ano de 2020.
Esses valores foram então movidos para o FGTS, onde podem ser sacados hoje em dia.
Leia mais: Governo aumenta margem do consignado e libera novo saque para aposentados e pensionistas do INSS
Essa verba tem origem em contribuições realizadas por trabalhadores entre os anos de 1971 e 1988, que acabaram liberadas recentemente.
Dessa forma os trabalhadores originalmente cadastrados no Fundo PIS/PASEP, e que possuam saldo originário das suas cotas, podem então realizar o saque dos valores. Caso você seja dependente ou sucessor de alguém que faleceu e era titular de Cotas do PIS/PASEP, o saldo da conta será disponibilizado.
Como realizar a consulta e saque dos valores
Para realizar a consulta e o saque desses valores é necessário ter o aplicativo do FGTS. Uma vez instalado o aplicativo, siga os passos baixo:
- Abra o aplicativo do FGTS.
– Android
– iOS (Apple) - Selecione a mensagem “Você possui saque disponível”.
- Vá em “Solicitar o saque do PIS/PASEP”.
- Verifique seus dados.
- Confirme o saque.
A conta onde o beneficiário deseja receber os valores deve ser especificada e não há custo para realizar os saques desses valores, desde que estejam disponíveis no aplicativo do FGTS para resgate.
Para mais informações do serviço é possível entrar em contato através do Portal do FGTS, sendo assim trata-se de um serviço do(a) Ministério do Trabalho e Previdência.
Leia mais: INSS vai pagar um ABONO EXTRA para beneficiários do BPC LOAS? Confira
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
INSS: Aposentados vão contar com 3 pagamentos esse mês
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita! Então nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!