Na última terça-feira, 18 de outubro de 2022, subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado fez um requerimento solicitando a suspensão do empréstimo Auxílio Brasil pela Caixa Econômica. De acordo com ele, os milhões de valores já transferidos “impõe dúvidas sobre as finalidades perseguidas”.
No entanto, o parecer da área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) contrariou o pedido do Ministério Público (MP), e recomendou ao ministro Aroldo Cedraz, relator do caso no TCU, que a Caixa tenha 5 dias úteis para se manifestar.
Para entender melhor sobre o assunto, veja o artigo a seguir! Acompanhe!
O empréstimo consignado do Auxílio Brasil foi suspenso?

Na prática, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil ainda não foi suspenso. Nesse sentido, todo processo será analisado pelo Tribunal de Contas da União Em caso de confirmação da necessidade de suspensão, aí sim será suspenso.
De acordo com o subprocurador, a aprovação do empréstimo do Auxílio Brasil estaria sendo usado como uma medida eleitoreira.
A saber: “No cenário atual, com a aproximação do segundo turno das eleições, tudo indica tratar-se de medida destinada a atender prioritariamente interesses político-eleitorais, que relegam o interesse público a segundo plano “, disse Furtado.
No entanto, o parecer da área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) contrariou o pedido do subprocurador do Ministério Público (MP), e recomendou ao ministro Aroldo Cedraz, relator do caso no TCU, que a Caixa tenha 5 dias úteis para se manifestar.
Leia mais: Bolsonaro e Lula divulgam propostas para o Auxílio Brasil; confira aqui
Quem fez o empréstimo do Auxílio Brasil vai precisar devolver o dinheiro?
Essa é uma das maiores dúvidas e preocupações dos beneficiários do Auxílio, tendo em vista que o que se tratava uma ajuda financeira, pode se tornar uma grande dor de cabeça. E então, quem já fez o empréstimo será afetado pela suspensão do empréstimo Auxílio Brasil?
Infelizmente, ainda não temos uma resposta clara quanto a isso, já que nem o Ministério da Cidadania, a Caixa Econômica Federal e nem os demais bancos se pronunciaram quanto a devolução dos valores de quem já solicitou o empréstimo.
Leia mais: INSS libera novo cartão benefício para os beneficiários do BPC/Loas
Resposta da Caixa Econômica Federal quanto a suspensão do empréstimo Auxílio Brasil
Em relação a suspensão do empréstimo Auxílio Brasil, nessa sexta-feira, 21 de outubro, a presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, disse em nota que a instituição respeitará qualquer decisão do TCU, mas que o banco tem feito a oferta do crédito de forma consciente.
A saber: “Se a decisão for esta [pela suspensão da oferta], cabe a nós respeitar”, disse Marques a jornalistas. “Não é a Caixa quem determina o timing do consignado”.
Leia mais: INSS libera novo cartão benefício para os pensionistas
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!