Nessa semana, a Caixa Econômica Federal liberou um novo lote do abono salarial complementar. Ele atingirá aproximadamente 1 milhão de brasileiros. Nesse sentido, os trabalhadores podem sacar até um salário-mínimo do abono.
E além disso, o benefício está disponível os para trabalhadores que tiveram o abono salarial revisado, solicitado na Justiça ou que não efetuaram o saque dos valores em calendário anteriores, entre os anos de 2016 e 2020.
Assim, veja a seguir como funciona!
Quem tem direito ao abono salarial 2022

Para receber o PIS/Pasep o trabalhador que estiver cadastrado no PIS PASEP há no mínimo 5 anos. E além disso, ter exercido atividade com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias no ano de referência; o salário médio precisa ter sido de dois salários-mínimos.
E ainda, também precisa ter as informações atualizadas na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
No entanto, infelizmente, o abono não é pago para trabalhadores urbanos e rurais vinculados a empregador Pessoa Física, diretores sem vínculo empregatício, empregados domésticos e menores aprendizes.
Leia mais: Saiba como sacar os valores das COTAS do PIS/PASEP em 2022
E como os pagamentos são feitos?
Para receber os valores do abono salarial, os trabalhadores com conta corrente ou poupança na Caixa recebem de forma automática. No entanto, se você não possui, não se preocupe, uma conta poupança social digital será aberta para você.
E além disso, você poderá movimentar os valores dessa conta através do aplicativo Caixa Tem ou nas agências da Caixa.
No entanto, se você não conseguir abrir uma conta poupança digital, poderá sacar os valores com o Cartão Cidadão nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou Agências.
Leia mais: Liberado saque das cotas do PIS/PASEP: Confira como receber
Veja como consultar no Caixa Tem
É possível fazer a consulta dos valores através do aplicativo Caixa Tem. Para isso, é só você acessar o aplicativo e clicar na opção “Abono Salarial” na lista de serviços oferecidos pelo Caixa Tem e o aplicativo abrirá uma conversa informando se você possui valores a receber.
Leia Mais: Maravilha: INSS libera 4 abonos extras para segurados; entenda como funciona e quem tem direito
Veja como fazer a consulta no Caixa Trabalhador
É possível também fazer a consulta pelo aplicativo Caixa Trabalhador. Para isso, é só você fazer login com CPF e senha e clicar em Abono Salarial, na tela inicial. Então, se tiver valores a receber, o aplicativo informará juntamente com a conta de depósito e o valor.
Leia Mais: Governo retoma o pagamento do Auxílio Caminhoneiro; veja quando recebe
O que acontece se você não sacar os valores do Abono Salarial?
Essa é uma dúvida comum entre os trabalhadores, mas vamos te ajudar a saná-la. De acordo com Resolução nº 838, de 24 de setembro de 2019, todo trabalhador tem um prazo de cinco anos para sacar os valores do abono salarial.
No entanto, no caso do abono complementar, a Caixa informa que os valores não creditados em conta ficarão disponíveis para recebimento até o dia 29 de dezembro de 2022.
Nesse sentido, para saber se você tem algum valor esquecido e consulta o abono salarial, se você for trabalhador de empresa privada, é só acessar site da Caixa e informar o seu CPF e número do PIS.
No entanto, os funcionários públicos podem descobrir essas informações ligando para a Central de Atendimento do Banco do Brasil. Neste caso, o número é o 4004-0001 para quem mora em capitais e regiões metropolitanas, e 0800 729 0001 para moradores do interior.
Leia mais: Maciça INSS: Entenda Como Funciona
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!