Atualmente existem muitas outras modalidades do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) nas quais os beneficiários podem usar o valor sem ser demitido. Nesse sentido, as pessoas que têm contas ativas e inativas precisam ficar por dentro das situações que você pode usar essa grana extra.
Assim, veja agora para que você pode usar o seu valor do FGTS sem ser demitido. Continue lendo!
Como funciona o FGTS?
Primeiramente, o FGTS foi um benefício que o Governo Federal criou para ajudar os funcionários da iniciativa privada em uma possível demissão sem justa causa. Nesse sentido, os beneficiários podem retirar o valor do fundo principalmente nessa situação de demissão, mas não é o único momento.
Leia mais:O que é Black Friday? Confira
Para acumular os valores do fundo de garantia, os empregadores, que geralmente são empresas, realizam depósitos mensais equivalentes a 8% da remuneração de cada funcionário. Desse modo, os valores ficam acumulados no fundo em uma conta no nome do trabalhador e o saque pode acontecer em algumas situações bem específicas.
Veja logo abaixo quando você pode usar o FGTS sem precisar ser demitido!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Quando é possível usar o dinheiro sem ser demitido?
Em suma, o FGTS deveria ficar disponível apenas quando houvesse uma demissão sem justa causa, mas agora outras situações como doenças e até financiamentos liberam o FGTS. Então, os beneficiários não precisam esperar a demissão para garantir que vão receber o valor do fundo.
Leia mais: Cartão de Crédito para Aposentados libera novo limite extra para saque; Confira
Veja em quais situações é possível usar FGTS:
- Aposentadoria;
- Idade igual ou superior a 70 anos;
- Saque-aniversário;
- Antecipação do saque-aniversário;
- Necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural causado por chuvas ou inundações que tenham atingido a área de residência do trabalhador, quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido, por meio de portaria do Governo Federal;
- Falecimento do trabalhador;
- Conta inativa por mais de 3 anos ininterruptos;
- Portador de HIV – SIDA/AIDS, neoplasia maligna ou em estágio terminal em decorrência de doença grave (trabalhador ou dependente).
Quem tem direito a receber o valor do FGTS?
O FGTS é um direito que a lei garante principalmente aos trabalhadores que estão sob as normas da Consolidação da Leis Trabalhistas (CLT). Ou seja, todos os empregados formais têm acesso a esse benefício. Contudo, outras pessoas como trabalhadores rurais, temporários e alguns outros também têm direito.
Leia mais: Veja como consultar o abono salarial pelo seu CPF
Quem tem direito ao FGTS são os seguintes grupos:
- Trabalhadores de carteira assinada (CLT);
- Trabalhadores rurais;
- Safreiros (trabalham apenas no período de colheita);
- Trabalhadores temporários, intermitentes e avulsos (ex: jovens aprendizes);
- Empregados domésticos;
- Atletas profissionais (ex: jogadores de futebol);
- Diretor não-empregado, neste caso, ele é equiparado aos demais trabalhadores contemplados no regime.
Algumas pessoas podem estar recebendo o FGTS errado
Acontece que o FGTS é um fundo no qual os valores que estão acumulados ficam rendendo o tempo todo de acordo com uma Taxa Referencial (TR). Contudo, algumas pessoas podem estar com valores rendendo menos que o ideal por causa da defasagem dessa TR.
Leia mais: Nova projeção acaba de sair: Salário mínimo de 2023 vai aumentar! Grande novidade
Ou seja, alguns beneficiários do FGTS podem estar com o dinheiro errado na conta por causa de um índice percentual errado. Esse problema está no Supremo Tribunal Federal (STF) para ser julgado e assim ter uma resolução oficial pelo judiciário.
Contudo, o reajuste dos valores e da taxa referencial vale apenas para as pessoas que estavam trabalhando e recebendo valores desde o ano 1999. Então você deve ficar atento às notícias.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o 13º salário. Clique no link e saiba mais.
Alguns aposentados e pensionistas podem receber o 13º salário em novembro!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!