De acordo com a Instrução Normativa nº136, que teve publicação no dia 12 de agosto no Diário Oficial da União, muitas novidades vieram relacionadas à contratação de empréstimo consignado. Entra essas novidades, um dos maiores questionamento entre os cidadãos é referente ao empréstimo BPC para representante legal.
Há alguns meses foi aprovado um Projeto de Lei onde liberou uma margem para empréstimo consignado ao público do BPC/LOAS, fato que anteriormente não era possível. As contratações já estão acontecendo e os segurados já estão recebendo os valores em suas contas. Porém uma dúvida muito frequente é sobre os representantes legais desses grupos. Entenda:
Leia Mais: Entenda por que o projeto do 14º salário do INSS não avançou no Congresso
Empréstimo BPC para representante legal

O empréstimo para representante legal INSS está próximo de se tornar realidade, de acordo com a vitória da Instrução Normativa de 11 de agosto de 2022. Em outras palavras, a IN determina que é escolha de cada intuição financeira conceder a contratação do empréstimo BPC para representante legal.
Além disso, a IN 136 ainda determina que o empréstimo consignado INSS pode realizar-se por um representante legal daqueles que recebem aposentadoria, pensão por morte, renda mensal vitalícia, de acordo com o que está especificado no artigo 1º.
O que é um empréstimo consignado?
O empréstimo consignado caracteriza-se principalmente pelo método de desconto realizado diretamente na folha de pagamento do beneficiário. Entretanto, isso garante segurança perante à instituição financeira, podendo a mesma oferecer um crédito mais vantajoso com taxas de juros baixas.
O empréstimo consignado é famoso em meio aos aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC/LOAS. Tratando-se de segurados com representante legal, tutela e curatela é mais difícil dos bancos liberaram a contratação.
Leia Mais: Governo anuncia nova projeção do salário mínimo para 2023; Confira o que mudou
Segurados que possuem como remuneração mensal, um salário mínimo, pode ter direito a R$15.000 aproximadamente em empréstimo consignado, sob taxa de juros de 2,14%, ou seja, do seu benefício será descontado uma margem que equivale à 35% do salário, comprometendo R$424,20 do total da renda mensal.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!