Neste último domingo o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente do Brasil, e deve governar em seu terceiro mandato a partir do próximo ano (2023). Dentre as prioridades dele, conforme incluso em seu plano e divulgada durante a campanha, está a alteração na política de valorização do salário mínimo 2023. Entenda:
Na prática, a ideia em si, é que o salário mínimo cresça com aumento real, algo que não é feito desde o ano de 2019.
As expectativas, agora, é que a partir do 1º de janeiro de 2023, o novo presidente inicia a colocar em prática o que prometeu durante a campanha. Entre as propostas, uma das mais chamativas com certeza refere-se à nova valorização do salário mínimo já no próximo ano.
Leia mais: Mães Podem Fazer Empréstimo Consignado Com BPC Dos Filhos? Entenda
Lula promete de o novo piso tenha valor 1,3% maior do que a atual inflação.
Afinal, qual será o salário mínimo 2023?
Atualmente a inflação é representada pela porcentagem de 5,6%, contudo, com o aumento prometido por ele de 1,3% sobre esse resultado, o aumento deve ocorrer sob um 6,9% perante aos atuas R$1.212,00.
Tendo em vista esses dados, no caso da inflação não mudar, espera-se um salário mínimo de R$1.296,00, com ganho real.
Leia mais: Vai Ter Prova De Vida Do INSS Em 2023? Saiba Mais
É valido mencionar que o piso nacional serve como referência para muitos pagamentos, como por exemplo, os benefícios do INSS.
O senador eleito Wellington Dias, um dos coordenadores da campanha de Luís Inácio, relata que a nova regra de correção deve considerar o crescimento médio do PIB (Produto Interno Bruto) dos cinco anos anteriores, podendo chegar a 2% em 2023.
Leia mais: Começou A Ganhar Menos Depois De 1994? Você Pode Ter Direito A Revisão Da Aposentadoria
De acordo com os analistas, não está definido de onde sairá o dinheiro para bancar esse aumento, exceto pelo fim da regra do teto de gastos.
Leia em seguida: Precatórios Previdenciários: Saiba Quem Vai Receber Pagamentos Atrasados Do INSS Da Justiça
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!