Saúde, habitação, transporte e lazer. Veja aqui benefícios de isenção ou até gratuidade para idosos nessas áreas!
Esses benefícios aqui trazidos são emabasados na Lei Federal nº 10.471/2003, o famoso estatuto do idoso que, dessa forma, garante diversos benefícios e direitos para quem está na melhor idade.
Saúde para idosos
Primeiramente idosos contam com o direito a atendimento preferencial, em ambientes públicos ou privados, válido também para hospitais e outros ambientes.
Dessa forma é possível evitar longas esperas, dores na coluna e outros males causados pelas longas filas.
Outro benefício para os idosos no âmbito da saúde, e a proteção contra aumentos abusivos no plano de saúde.
Sendo assim os planos de saúde, no tocante às mensalidades para idosos, devem ser ajustados sempre dentro de uma margem previamente autorizada, evitando assim aumentos predatórios.
Leia mais: Servidores aposentados de SP vão receber até 16% a mais a partir de 2023; entenda
Outro benefício que os idosos tem é a impossibilidade de ter sua presença obrigatória requisitada sem que seja oferecida uma alternativa, como consultas em casa ou teleconferências.
Dessa forma é possível agendar suas perícias médicas do INSS para que sejam realizadas em casa, de modo que esse benefício impede a presença obrigatória dos idosos que não puderem comparecer, sem que seja oferecida uma alternativa.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Habitação
Segundo manda o estatuto do idoso, idosos devem ser então priorizados em políticas sociais, como por exemplo políticas governamentais de moradia.
Leia mais: Consultas no SUS vão servir como prova de vida do INSS em 2023; entenda
Também deve haver prioridade em varas jurídicas, de modo que existam aquelas voltadas para a melhor idade, além de políticas públicas voltadas a esta parcela da população, de modo que seu atendimento é prioritário e também pagamentos devidos aos mesmos em decorrência de atendimento judicial.
Outro benefício para pessoas idosas trata-se da isenção parcial ou total do seu imposto de renda, desde que ajustadas algumas arestas. O regulamento para a isenção varia entre municípios!
Transporte e Lazer
Primeiramente este é um benefício válido para os idosos com mais de 65 anos. Dessa forma, para poderem usufruir desse direito, é necessário apenas apresentar documento de identificação com foto, antes de embarcar no transporte, para ocorrer a conferência da sua idade.
Leia mais: Veja quais são os documentos necessários para pedir a revisão do FGTS
A meia entrada em atividades de lazer é direito dos idosos com mais de 60 anos. Portanto, ao frequentar teatro, cinema, jogo de futebol, shows, é possível economizar até 60% do valor do ingresso precisando apresentar apenas seu documento de identificação com foto para usufruir do benefício.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias do mundo dos aposentados! Clique no link e saiba mais.
Veja três formas de emitir o extrato de pagamentos do INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!