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Veja o que fazer se você perdeu o prazo do INSS

Veja o que fazer se você perdeu o prazo do INSS

Perdeu prazo porque sistema do INSS estava fora do ar? Saiba o que fazer

Por Erick
05/11/2022
Em Aposentado, INSS, Pensionista
0

Recentemente, não só o sistema do Meu INSS como grande parte dos programas da plataforma Gov.br ficaram fora do ar e só voltaram após um dia inteiro. Devido a essa paralisação diversas pessoas, que tinham serviços agendados, perderam o prazo do INSS e agora terão que apresentar sua defesa.

Confira agora como ocorreu esse problema e o que fazer nos casos de quem perdeu algum prazo de solicitação de benefício do INSS. Fique por dentro!

Sistema do INSS ficou fora do ar

Como falamos acima, no último dia 24 todos os sistemas da plataforma do gov.br sofreram uma paralisação e ficaram fora do ar durante um bom tempo. Essa pausa nos processos da plataforma durou até o fim de tarde do dia 25 de novembro e com isso muitas pessoas perderam alguns prazos de processos.

Leia mais:Beneficiários do INSS e Auxílio Brasil podem fazer empréstimo consignado, decide STF

Sendo assim, confira alguns dos serviços que ficaram indisponíveis durante a queda dos sistema:

  • Meu INSS, 
  • Receita Federal, 
  • Connect SUS, 
  • Carteira de Trabalho Digital, 
  • Carteira Digital (onde é possível ter acesso à Carteira Nacional de Habilitação, Infrações, Veículos, entre outros serviços)
  • Plataforma SouGov.br, (onde estão os serviços destinados a servidores públicos federais e aposentados e pensionistas da União)

Portanto, as pessoas que tinham serviços agendados para alguma dessas plataformas já estão com a possibilidade de apresentar a defesa ou exigência graças à Portaria Dirben/INSS 993 do dia 28 de março de 2022. De acordo com o documento, nos casos de instabilidade do sistema o prazo dos agendamentos passa a ter mais 24 horas. 

Então, a seguir vamos explicar o que você poderá fazer se perdeu o prazo do INSS.

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Perdi o prazo do INSS: o que fazer?

De acordo com Paulo Bacelar, diretor de processos administrativos do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP),  esse documento, a Portaria 993, engloba apenas os prazos. Em contrapartida, ela não assegura a DER (Data de Entrada do Requerimento) do benefício. 

Leia mais: Salário mínimo dos Aposentados; Como fica com a eleição do Lula

O diretor também informa que esse texto dificulta a vida de quem está prejudicado por causa da instabilidade e indica que o beneficiário colha provas do ocorrido. Ademais, com essas comprovações o prejudicado deve prestar uma reclamação da Ouvidoria do Gov.br.

“É aconselhável que o segurado[…], em caso de indisponibilidade de sistema [que] o impeça de realizar qualquer serviço, que tire fotos ou prints das informações constantes na tela de seu computador, e que faça reclamação na Ouvidoria [do Gov.br], registrando o fato e guardando o número de protocolo para posterior apresentação.”

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Além disso,  Paulo Bacelar indica que  “Também é importante que o interessado possa tentar abrir uma tarefa do requerimento desejado pelo telefone 135, para posteriormente juntar a documentação necessária quando o sistema estiver disponível. Assim, pelo menos não perderia a DER.”

Como entrar em contato com o INSS?

Agora que o sistema não está mais fora do ar, todo o acesso à plataforma do Meu INSS está restabelecido e é possível usar os serviços novamente. Então, para entrar em contato com o órgão previdenciário é possível optar por uma dessas três formas abaixo:

Leia mais: Confira calendário, valor e regras para pagamento do 13º salário do INSS

  • Acesse o Meu INSS através do aplicativo ou o próprio portal nos navegadores
  • Solicite um atendimento presencial em alguma das agências do instituto espalhadas no Brasil 
  • Disque para Central telefônica de atendimento pelo número 135 e realize seu atendimento.

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