É natural que algumas pessoas adoeçam, seja por genética, seja por acidentes dentro ou fora do trabalho. Entre as garantias do INSS, é possível se aposentar por invalidez, sendo então uma saída para essas pessoas. E sabia que é possível solicitar aumento de 25 porcento no valor da aposentadoria?
Em se tratando disto, quando uma pessoa se aposenta por invalidez, ela deixa de praticar as atividades laborais e de rotina. Por vezes, algumas ainda conseguem seguir com atividades simples do dia a dia, porém, outras precisam de um suporte de um cuidador.
Então, para que você saiba no que se refere o aumento de 25 no valor da aposentadoria, e se você tem direito, veja a seguir!
Do que se trata a aposentadoria por invalidez?
Ela também é conhecida como Aposentadoria por Incapacidade Permanente. É um benefício previdenciário, do INSS, destinado às pessoas que ficam incapacitadas de forma total e permanente para exercer qualquer atividade laboral.
No entanto, existem pessoas que ao aposentarem por invalidez, lhe dão com um cenário de incapacidade de lidar com situações de rotina como tomar banho ou se alimentar sozinho. Assim, o INSS entra mais uma vez para dar suporte aos seus segurados, como veremos a seguir.
Leia mais: INSS cancela pagamentos de Pensão por Morte
Requisitos para solicitar aposentadoria por invalidez
Existem requisitos mínimos para solicitar a aposentadoria por invalidez. Em primeiro lugar, ter uma carência mínima de 12 meses e estar contribuindo para o INSS no momento em que a doença incapacita você.
E, além disso, também é necessário estar no período de graça; estar recebendo benefício previdenciário (exceto Auxílio-Acidente) e estar incapaz de forma total e permanente para o trabalho. No entanto, a incapacidade precisa estar comprovada através de laudo médico pericial.
Leia mais: Outubro aponta 0,59% de inflação após meses seguidos de deflação; Entenda o cenário
Veja sobre o aumento de 25 no valor da aposentadoria
Segundo o INSS, o aposentado por invalidez tem direito, a pedir um adicional de 25% do valor da aposentadoria. No entanto, o valor do adicional pode ultrapassar o teto do INSS, ou seja, o salário-mínimo vigente. Neste ano, de R$1.212.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsAp
No entanto, poderá solicitar o adicional apenas aqueles que recebem aposentadoria por invalidez e que precise de ajuda de terceiros para as necessidades básicas do dia a dia. Com isso, os 25% a mais servirá para que o aposentado consiga pagar por um cuidador.
Leia em seguida: Saiba Como Usar O Seu Cartão De Crédito E Não Pagar Juros
Afinal, quem tem direito a receber o aumento de 25 no valor da aposentadoria?
Infelizmente, nem todos os aposentados por invalidez podem receber o aumento de 25% no valor da aposentadoria. Nesse sentido, apenas um grupo específico de segurados poderão fazer jus ao aumento de 25%. Assim, veja os requisitos necessários.
Entre os requisitos estão: Incapacidade permanente para as atividades da vida diária; cegueira total; perda de nove ou mais dedos das mãos; alteração das faculdades mentais; paralisia dos dois braços ou pernas; doença que deixe a pessoa acamada; dentre outros.
Em resumo, para receber o aumento na aposentadoria por invalidez, o segurado precisa de específicos de outra pessoa para tomar banho, se alimentar, entre outros cuidados do dia a dia. Nesse sentido, o INSS entende que o aumento será para pagar o cuidador.
Em suma, é só entrar no “MEU INSS” para solicitar o aumento da aposentadoria de 25%!
Leia Mais: Confira se você tem direito a receber R$ 1212 do PIS Pasep
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.