O trânsito costuma ser um ambiente propício para a aplicação de golpes que resultam em assaltos, principalmente quando ele está parado. Muitos registros de golpes novos também vem sendo registrados pelos cidadãos. Confira como se proteger desses golpes no trânsito.
Golpe do retrovisor e da batida
Um dos últimos golpes no trânsito aplicados é o golpe do retrovisor. Ele funciona da seguinte forma: uma pessoa bate em seu retrovisor, seja a pé ou de bicicleta. Quando o motorista desce do veículo para verificar o estrago ocasionado, ou até abre o vidro para colocar o retrovisor no lugar, os golpistas anunciam o assalto.
Não fugindo muito dessa tática, existe o golpe da batida. Nesse, os assaltantes batem na traseira do veículo e, quando o motorista sai para verificar o que ocorreu, ocorre o assalto.
Leia mais: Entenda como funciona o golpe do retrovisor e saiba como não cair
Golpe do bloqueio de sinal e da moeda
Quando o motorista utiliza o travamento à distância para trancar o seu veículo, os criminosos usam o aparelho chamado “Chapolin” para bloquear o sinal. Sendo assim, o carro não vai travar e o golpista aproveita o distanciamento do motorista para abrir o veículo e, dessa forma, realizar o roubo.
Outro golpe semelhante ao de bloqueio do sinal é o da moeda. O truque é colocar uma moeda na maçaneta externa do veículo, quando ele está estacionado e o torna vulnerável a criminosos.
Como se proteger de golpes no trânsito
Existem algumas maneiras de se proteger desses golpes no trânsito, que podem evitar a ação criminosa. Uma das dicas é dirigir com vidros fechados, portas travadas e, durante as paradas, evitar que joias, relógios e celulares fiquem em evidência.
Outra dica é: não pare para auxiliar motoristas ou pedestres, principalmente em locais isolados, mal iluminados ou em horas avançadas da noite. No caso de lhe parecer algum acidente ou alguém em dificuldades, avise à polícia imediatamente. Da mesma forma, se houver uma batida acione a Polícia antes de descer para verificar o que ocorreu.
Antes de se afastar do veículo, sempre confira se ele está totalmente trancado. Além disso, evite deixar objetos de valor à mostra quando ele estiver estacionado.
Leia mais: Idosos são vítimas de Golpe; CUIDADO! Veja como se prevenir
O que fazer se for vítima
Nos casos de cair em algum desses golpes aplicados no trânsito, acione a Polícia imediatamente e faça um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima ou através da internet. Sendo assim, o crime poderá passar por investigação e, consequentemente, poderá haver a punição do autor. Da mesma forma, o intuito é a prevenção para que esses crimes não voltem a acontecer.
Leia mais: Golpe da falsa portabilidade; Entenda como funciona
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!