Na próxima semana, o consumidor encontra diversos anúncios sobre a Black Friday. Afinal, são promoções de itens das mais diferentes categorias. Por isso, essa pode ser uma oportunidade de fazer boas compras, mas com planejamento.
Essa organização é fundamental para evitar comprar o que não precisa, somente por impulso. Afinal, esse é o maior causador de dívidas. De acordo com pesquisas, o endividamento atinge 79,3% das famílias brasileiras e os débitos consomem mais da metade de suas rendas.
Mas o planejamento não diz respeito apenas aos itens a serem ou não comprados, porém, deve-se considerar a forma de pagamento para que o orçamento doméstico não fique ainda mais apertado. Veja como se preparar para a Black Friday.
Veja como se preparar para a Black Friday
Para se preparar para a Black Friday, o consumidor precisa pesquisar com antecedência o valor médio dos itens que deseja. Afinal, a medida é o que vai fazer com que ele evite cair nas armadilhas de varejistas.
Isso porque não é incomum que alguns vendedores aumentem os preços dos produtos pouco antes da data para, então, anunciar a promoção. Portanto, aqui, é a “Black Fraude”.
Leia mais: Valores a receber do Banco Central tem novas regras; saiba quais são
O ideal é que o consumidor faça uma lista e pesquise os preços dos itens que deseja comprar. Afinal, nem sempre os preços são vantajosos, mesmo em período promocional.
Mas a lista também pode incluir alguns itens que serão presenteados no Natal. Essa ação é uma forma de antecipar as compras, evitando o caos no comércio nas últimas semanas do ano, mas garantir algum desconto.
Durante a Black Friday, o consumidor também se depara com promoções de itens que fazem parte do consumo cotidiano. Portanto, produtos de limpeza e gêneros alimentícios também podem ter bons descontos.
A dica aqui é aproveitar para comprar, especialmente, os itens não perecíveis. Você pode até fazer um pequeno estoque, evitando a alta dos alimentos para as festas de fim de ano!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Dicas para se planejar para a data
Aproveitar os descontos na Black Friday, pode ser uma oportunidade para comprar itens desejados há algum tempo. Mas isso só terá um final feliz se for feita com cuidado. Portanto, veja algumas dicas para fazer um bom negócio:
Leia mais: VITÓRIA dos APOSENTADOS acaba de sair, STF já decidiu! Confira ESSA SURPRESA
- Faça uma lista do que deseja comprar;
- Pesquise previamente os preços dos itens desejados;
- Para itens de consumo mensal, cheque a data de validade;
- Estabeleça um valor máximo para gastar;
- Ao usar o cartão de crédito, não se esqueça de considerar todas as parcelas já assumidas.
Ponha todas as nossas dicas em prática e aproveite a Black Friday!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!