Na última semana, a notícia da ida do presidente Jair Bolsonaro para o Hospital das Forças Armadas em Brasília foi motivo de grande preocupação por parte dos brasileiros. Após o calor do momento, obtivemos a informação que o presidente está afastado por estar tratando a erisipela, mas será que erisipela é grave?
Confira agora tudo sobre essa notícia, se a erisipela é grave e outras informações sobre o afastamento de Bolsonaro nessas últimas semanas de governo!
Bolsonaro internado: o que é erisipela?
Segundo a explicação técnica dos médicos especialistas na área da dermatologia, a Erisipela é uma enfermidade que surge de uma bactéria oriunda de um ferimento. Nesse sentido, dá-se início a um processo de infecção na pele do paciente, fazendo com que a mesma fique lisa, brilhante e vermelha no início.
Leia mais: Primeiro dia de Jogos da Copa do Mundo 2022, confira os horários dos jogos!
Contudo, com a evolução de infecção o inchaço na região fica mais aparente, surgem bolhas com conteúdo amarelado ou cor de chocolate e após isso há a necrose da região. Vale destacar que é comum que enfermidade ataque nos membros inferiores, na região acima dos tornozelos, mas pode ocorrer em outras regiões como face e tronco.
Ademais, médicos também afirmam que a doença se mostra por lesões em placas, altas e endurecidas de pele, com um limite de margem bem específico. Além disso, a infecção pode causar febre, calafrios e mal-estar. Então, em razão de fortes dores, o presidente Bolsonaro deu entrada no Hospital das Forças Armadas na última semana.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Erisipela é grave?
Assim como outros processos de infecção, a gravidade do problema depende do estágio da enfermidade e também do tratamento que o paciente está recebendo. Nesse sentido, em estágios avançados a erisipela é grave e pode até causar a morte se não houver o tratamento adequado com os profissionais especialistas.
Leia mais: 14º Salário Será Liberado NA SUA CONTA pelos BANCOS? SAIBA Quem Tem Direito ao 14 SALÁRIO ANTECIPADO
Com a evolução da doença ela pode acometer até as camadas mais internas da pele e até prejudicar os músculos. Nesse sentido, quando o paciente não trata e deixa o quadro se agravar, a erisipela pode causar a amputação de membros. Entretanto, tudo isso depende da maneira que a doença está recebendo o tratamento.
Confira como tratar a erisipela!
Como tratar a erisipela?
Primeiramente, o tratamento com cuidados e repouso, além de antibióticos, costuma fazer bem para a maioria das pessoas com a erisipela. Contudo, todo o processo de tratamento é de responsabilidade de um médico especialista, não sendo aconselhável a automedicação;
Leia mais: Vitória: Revisão da VIDA TODA tem NOVA DATA DEFINIDA
Assim, o profissional da saúde vai analisar a condição atual do paciente, verificar se há algum fator de risco e como ele pode influenciar no tratamento. Então, logo abaixo temos algumas fases que costumam ser comuns no tratamento da erisipela:
- Eliminar a bactéria causadora com antibióticos: possível que seja necessário a administração de doses intramusculares de penicilina (benzetacil);
- Tratar da lesão ou membro afetado, para fechar a porta de entrada do corpo ao vírus. Braços e pernas devem passar um tempo em repouso e erguidos. Pode ser necessário enfaixar o local;
- Para não criar um ambiente propício às bactérias, o local da infecção deve ser limpo adequadamente;
- Os demais sintomas são tratados com medicação de apoio como anti-inflamatórios, antifebris, analgésicos e outras que atuam na circulação linfática e venosa.
Leia mais: AGORA SIM: Revisão da VIDA TODA essa QUARTA FEIRA (23) no STF! Veja agora
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre a revisão da vida toda. Clique no link e saiba mais.
Aposentados vão receber dois salários em novembro, veja agora! Maravilha ótima notícia revelada
Confira também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!