O salário mínimo é reajustado anualmente, sendo que o responsável por escolher o cálculo que define o novo piso nacional é o próprio governo.
Desse modo, com a eleição do novo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o cálculo do reajuste deferirá do adotado pelo governo Jair Bolsonaro em 2019.
Ocorre que devido ao cálculo utilizado pelo atual o governo, os brasileiros que recebem salários que tem como base o valor do salário mínimo, não recebem um aumento real há 4 anos.
Isto porque, o atual governo adotou um cálculo que utiliza como correção apenas o valor da inflação no país. Dessa forma, o reajuste proposto pelo governo de Jair Bolsonaro, apenas compensava o valor da inflação. Sendo que a consequência disto é que o poder de compra dos brasileiros não aumentou, apenas permaneceu o mesmo.
Leia Mais: 8 benefícios exclusivos para os idosos no Brasil!
Desse modo, o governo de Lula promete que o novo salário mínimo será reajustado de forma que haverá ganho real. Portanto, veja qual será o novo salário mínimo em 2023.
Qual será o cálculo do reajuste do salário adotado pelo novo governo?
De acordo, com a promessa de campanha do governo Lula, uma das mudanças que o novo presidente se propôs a fazer foi no cálculo do reajuste do salário mínimo.
Isto porque, o governo de Jair Bolsonaro escolheu um cálculo para reajuste do piso nacional, que apenas faz a correção com base no valor do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o INPC. Sendo que este índice é o responsável por medir a inflação no país.
Desse modo, desde 2019 o cálculo adotado pelo governo não possibilita um aumento real ao brasileiro. No entanto, o governo de Lula promete que isso será modificado.
Leia Mais: Ex-presidente Lula promete novo salário mínimo em 2023!
Segundo fontes próximas do governo, o novo cálculo do reajuste do mínimo levará em consideração a correção baseada no valor da inflação do país mais o valor médio do PIB dos últimos 5 anos, para proporcionar um aumento real.
Neste sentido, o novo presidente Lula afirma que o cálculo do salário mínimo para 2023 considerará o valor da inflação na época em que o Ministério da Cidadania apresentou a proposta de lei orçamentaria no Congresso Nacional.
Portanto, será utilizado para corrigir o valor do novo piso nacional, o valor da inflação na taxa de 7,41% mais 1,4% de ganho real.
Desse modo, o salário mínimo será reajustado em 8,8%. Sendo que o salário mínimo de R$1.212 em 2022, aumentará para R$1320,00 em 2023.
Beneficiários do INSS também recebem aumento?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) utiliza como base de seus pagamentos o valor do salário mínimo. Desse modo, os segurados da previdência social também recebem aumento no valor de deus benefícios anualmente. Já que o valor dos benefícios do INSS acompanham o valor do salário mínimo.
Leia Mais: Beneficiários do BPC receberão novos valores em 2023, confira!
Dessa forma, os beneficiários de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, beneficio de prestação continuada, entre outros benefícios pago pelo INSS, se beneficiarão com o aumento do salário mínimo, de forma que seus salários vão aumentar e a margem consignável disponível também.
E então, gostou do conteúdo? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre os PAGAMENTOS EXTRAS PARA APOSENTADOS. Clique no link em seguida e saiba mais:
Pagamento EXTRA acaba de ser LIBERADO! Vitória dos aposentados
Confira também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!