Neste ano, o Conselho de Administração do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) estabeleceu uma nova provisão para os recursos disponíveis do saque fgts. Logo, a ideia é que os trabalhadores assinem um contrato para a compra da casa própria.
Nesse sentido, com as parcelas em atraso, até seis parcelas podem ser feitas com o saque fgts.
Dessa forma, neste artigo, veja como funcionam o saque FGTS. Assim, confira!
Leia mais: Saiu agora: INSS divulga calendário da prova de vida 2023
Veja como funcionam o saque fgts da casa própria
Então, o saque FGTS é feito em situações bem específicas, não sendo possível sacar o saldo do fundo de garantia a qualquer momento. No entanto, no caso da própria, uma das alternativas é usar o valor adicionado à conta para abater o valor do contrato de financiamento e reduzir o custo dessa transação.
Em suma, para isso, algumas regras foram criadas. Outrora, atualizadas.
Leia em seguida: Pente Fino Do INSS É Anunciado: Confira Quem Será Prejudicado
E quais serão as regras?
Então, o Conselho Curador reduziu em até seis parcelas pendentes os financiamentos imobiliários do fundo de garantia. Nesse sentido, a medida se aplica aos contratos fechados no âmbito das operações do SFH (Sistema Financeiro Habitacional).
Leia em seguida: Limpa Nome Do Serasa Vai Até Dia 23 De Dezembro
E além disso, a lei que previa o saque do FGTS para financiamento imobiliário mudada, trespassando a permitir o pagamento de até três parcelas inadimplentes do contrato nessa modalidade. Logo, as mudanças já foram deferidas, mas só entrarão em vigor em janeiro de 2023.
Leia em seguida: Auxílio-Gás Vai Acabar? Saiba O Que Vai Acontecer Em 2023
Veja quem pode descontar as parcelas do saque fgts
Então, existem regras que determinam quem pode descontas as parcelas do saque FGTS para reduzir o valor dos contratos de financiamento imobiliário. Nesse sentido, até 31 de dezembro deste ano, os trabalhadores com fundo, de garantia, podem ter até 12 parcelas descontadas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
No entanto, a partir de janeiro de 2023, as regras se aplicarão a: mutuários de imóveis de até R$ 1,5 milhão que não tenham utilizado o saldo do fundo para saldar a dívida nos últimos dois anos; corte em até 80% de cada parcela, restringido a seis parcelas vencidas a partir de 2023.
Leia em seguida: Auxílio Brasil: Fez Empréstimo E Perdeu O Benefício? Saiba O Que Acontece
Confira também
MARAVILHA: ACABA de ASSINAR SURPRESA para TODOS os APOSENTADOS + 14 salário R$2.424,00
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.