Para a felicidade dos cidadãos brasileiros, o aumento do salário dos aposentados fechar acima da inflação para o ano que vem! No momento, a inflação está elevada, por conta dos aumentos de preços que estão causando turbulência na economia do país. Portanto, para que as pessoas possam ter poder de compra, vai existir um novo piso salarial nacional mínimo acima da inflação!
Dessa maneira, os pagamentos do INSS também devem sofrer alterações. Entretanto, além do salário mínimo alterado, o STF autorizou a revisão da vida toda para os aposentados. Sendo assim, o pagamento de muitos pode subir ainda mais!
Entenda mais informações sobre como pedir os 2 valores de aumento de salário para os aposentados no artigo em seguida!
Leia em seguida: Saiu lista de quem vai receber um 14° salário nesse fim de ano! Trabalhadores vão receber
Aumentou o salário mínimo para 2023?
Primeiramente, é importante ressaltar que o aumento do salário mínimo não deve afetar somente quem trabalha em regime CLT. Portanto, os pagamentos do INSS para os aposentados e pensionistas, também sofrem alteração.
Além disso, os acréscimos mudam também os valores dos benefícios:
- Seguro desemprego;
- PIS/Pasep;
- Abonos;
- Benefício de Prestação Continuada.
Entretanto, o seguro-desemprego deve respeitar o salário mínimo vigente no país. O adicional salarial, que é o PIS/Pasep, pode chegar ao valor do piso salarial nacional para os trabalhadores que estavam empregados até o ano-base de pagamento.
Leia em seguida: Aposentados acima dessa idade podem ter um novo aumento de salário: Confira
Qual vai ser o novo salário mínimo?
O valor do salário mínimo vem gerando algumas dúvidas agora nesse fim de 2022. Afinal, na semana passada, o atual governo informou que o piso salarial nacional para 2023 será de R$1302. Portanto, considerando apenas as alterações de 2022.
Mas, a equipe de transição do governo do recém eleito presidente Lula conseguiu a aprovação do valor de R$1.320 reais. Porém, para esse valor ser o oficial ele deve ser assinado o novo Orçamento do ano que vem.
Como funciona a Revisão da Vida Toda?
O STF (Supremo Tribunal Federal) aprovou a revisão da vida toda dos aposentados do INSS. Dessa maneira, essa ação vai permitir que os aposentados usem o salário total para fazer o cálculo do valor do benefício do INSS. Mas não somente os pagamentos depois do mês de julho de 1994, como antes.
Mas, quem aqueles que se aposentaram com os direitos adquiridos das regras anteriores também pode vão poder pedir a revisão do benefício. Entretanto, a solicitação para essa revisão deve ser feita em no máximo 10 anos, contando a partir do mês seguinte ao primeiro mês de pagamento da pensão.
Dica Bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!