Fique atento ao pente fino do INSS! Afinal, o Instituto está realizando mais uma fase da famosa análise em diversos cadastros de aposentados e pensionistas.
O objetivo é que essa nova revisão verifique casos inadequados de recebimento de benefícios. Assim, trazendo mais alívio aos cofres públicos.
Todavia, o pente fino do INSS teve início em novembro e pode acabar afetando muita gente. Portanto, para saber como evitar o bloqueio, confira ao longo da matéria.
Justificativa para o pente fino do INSS: cadastro irregular
O cadastro irregular é uma das justificativas para o INSS enviar uma notificação para as pessoas. A mensagem chega por meio do portal ou aplicativo Meu INSS.
Leia mais: Aposentados vão receber R$1380 – Veja quem vai receber
O intuito do INSS é realmente passar um “pente-fino” e revisar principalmente quem recebe os seguintes benefícios:
- auxílio-doença;
- BPC Loas;
- aposentadoria por incapacidade permanente.
Portanto, se o INSS encontrar qualquer tipo de irregularidade, convocará a pessoa em questão para regularizar a situação. Mas se for necessário, ir até uma agência do INSS a fim de passar por novas avaliações e perícias médicas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Saiba como evitar o bloqueio
Tudo o que você precisa fazer para evitar o bloqueio do benefício é ter certeza de que seu cadastro está em dia. Portanto, algo bem simples.
Leia mais: Saiba o dia que você vai receber com o novo calendário de pagamentos do INSS
Todavia, para os casos da aposentadoria por invalidez e auxílio-doença, todos que não passaram por perícia médica há mais de seis meses passam pelo pente fino do INSS. Especialmente quem não possui previsão de alta.
Lembramos que a operação do pente fino do INSS vai até abril de 2023. Sendo assim, até lá você poderá ser convocado a qualquer momento.
Convocação para comparecer ao INSS
O INSS será responsável por notificar se o beneficiário que deve passar por revisão. Mas o órgão comunicará prioritariamente por correspondência. Contudo, poderão ser utilizadas outras formas também. Entre elas o encaminhamento de SMS e avisos pelo site Meu INSS.
Leia mais: Pagamento do 14° salário dos aposentados tem NOVIDADES! Confira o que mudou
Sendo assim, após ser notificado, o beneficiário de auxílios do INSS têm até 30 dias para apresentar sua defesa, para comprovar a inexistência de irregularidades. Todavia, se não fizer isso dentro do prazo, o beneficiário pode ter o benefício suspenso e até mesmo cancelado se mais 30 dias se passarem após a data da suspensão.
Além disso, no dia do exame médico, é preciso comprovar a incapacidade por meio de atestado, laudo médicos, exames e receitas de medicamentos.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!