Aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 1º de dezembro, a revisão da vida toda para aposentados e pensionistas do INSS prevê um recalculo no benefício e trazendo valores de remunerações mais vantajosas. A medida antes de mais nada permite que os segurados usem as remunerações recebidas antes de 1994 no cálculo dos seus benefícios. Entretanto, cuidado para não cai no golpe da revisão da vida toda:
Até a data do julgamento, os cálculos das aposentadorias e pensões só poderiam ser feitos considerando os salários recebidos a partir de julho de 1994, quando entrou em vigor o Plano Real. Porém, a revisão da vida toda não é obrigatória para todos os beneficiários.
Leia em seguida: Auxílio Brasil: Fez Empréstimo E Perdeu O Benefício? Saiba O Que Acontece
Os ministros do Supremo entenderam que, por não ser vantajosa para todos, a solicitação da revisão deve ser uma opção para aposentados e pensionistas. Aqueles que quiserem continuar recebendo o benefício com o cálculo conforme a regra atual, terão esse direito.
A revisão da vida toda só favorece os trabalhadores que recebiam salários mais altos antes de julho de 1994. Ao solicitar o novo cálculo, os valores recebidos atualmente do INSS aumentará. Contudo, para aqueles que os salários eram menores, o benefício poderá ser diminuído. Dessa forma, é de suma importância que antes de entrar com a ação seja feita o cálculo com um advogado.
Leia em seguida: Saiba Como Diminuir O Valor Da Casa Própria Usando O FGTS
Golpe da revisão da vida toda
A mudança recente abriu espaço para um novo golpe que tem como vítimas os aposentados e demais beneficiários do INSS. Os golpistas abordam os segurados solicitando dados e cobrando valores usando a revisão da vida todo como justificativa. Os mesmos fingem ser atendentes do órgão previdenciário, eles pedem cópias de documentos, endereço, números de telefone e até de benefício e posteriormente dizem que será para uma solicitação necessária para a revisão.
Lembrando que em hipótese alguma, os beneficiários do INSS devem conceder seus dados a desconhecidos.
Leia em seguida: Empréstimo Consignado: Novos Valores Liberados Com Novo Salário
Veja as recomendações da Justiça Federal publicadas pelo Comitê Executivo da Estratégia Nacional Integrada para Desjudicialização da Previdência Social:
“O Comitê orienta, também, a não repassarem a terceiros desconhecidos ou com quem não tenham relação de confiança informações ou dados pessoais, tais como senha de acesso ao ‘gov.br’, fotografias, cópias de documentos, números de documentos e de telefone ou de benefício, para o fim de obter a revisão de sua aposentadoria pela revisão da vida toda.”
Leia em seguida: Auxílio-Gás Vai Acabar? Saiba O Que Vai Acontecer Em 2023
Confira também:
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.