A folha de pagamento do INSS vai mudar! Portanto, os aposentados do Instituto podem esperar que novidades virão em janeiro.
O Dataprev atualiza o extrato dos segurados no dia 15 de cada mês. Por ele, é possível ver os descontos em parcelas de empréstimo consignado e na fatura do cartão de crédito consignado, por exemplo. Entenda melhor.
Folha de pagamento atualizada com o novo salário mínimo
A folha de pagamento do INSS de Janeiro contará com um aumento no valor do salário mínimo. Lembramos que no dia 12 de dezembro o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou a nova medida provisória que estabelece o valor do piso salarial nacional.
Leia mais: 14º Salário do INSS libera mais de R$2.000 aos aposentados! Confira agora quando será pago
O documento estabelece que em janeiro de 2023, o salário mínimo será pago com o valor de R$ 1.320. Portanto, trabalhadores, aposentados, pensionistas e todas as pessoas que recebem o piso salarial nacional vão receber esse valor. Esse é o primeiro aumento real do salário mínimo desde 2019!
Esse é um valor que contém aumento real, que é quando o acréscimo do salário mínimo concedido pelo governo Federal ultrapassa o previsto pela inflação. Portanto, resulta em aumento do poder aquisitivo do brasileiro. Então, na próxima folha de pagamento dos aposentados constará esse novo valor.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Novas datas de pagamento já anunciadas
O INSS já divulgou o seu calendário de pagamentos dos benefícios para o ano de 2023. Portanto, o primeiro grupo começa a receber no dia 25 de janeiro. A ordem dos depósitos continua a mesma, sendo de acordo com o último número do benefício. Além disso, é dividido entre quem recebe um salário mínimo e mais que isso. Confira a ordem:
Leia mais: Margem Social dos consignados liberada?
Portanto, a partir do dia 25 de janeiro, os beneficiários do Instituto recebem o seu salário com o reajuste no piso nacional. Todavia, com esse aumento, os segurados podem contratar um valor mais alto em empréstimo. Afinal, o reajuste do salário mínimo libera mais margem para esse público.
Vale ressaltar que quando o DataPrev faz a atualização da folha para pagamento dos benefícios, também há a inclusão das parcelas dos valores dos empréstimos consignados. Portanto, esse valor é descontado dos depósitos na folha em questão. Sendo assim, quem contratou a linha de crédito não receberá o valor cheio.
Entenda sobre a maciça
É importante você entender como funciona o período de processamento da folha de pagamentos do INSS. Essa é chamada de maciça. Portanto, é um tempo em que há a coleta de informações financeiras e cadastrais dos segurados da previdência social.
Leia mais: 8 direitos para idosos garantidos por lei no Brasil! Confira!
É durante esse período que o sistema verifica os descontos que devem ser feitos na folha de pagamento dos segurados. Afinal, por meio da coleta de dados verifica-se:
- quem usou o empréstimo consignado;
- o quanto foi utilizado;
- o valor que continua disponível para utilização;
- outras informações.
Sendo assim, é por meio desta análise de informações que o Instituto minimiza os erros lançados na folha de pagamentos. Portanto, a partir do dia 15 deste mês já tem as mudanças previstas no extrato previdenciário. Fique de olho nos dados lançados!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!