O saque aniversário do FGTS é uma modalidade que libera uma parcela do fundo todos os anos, no mês de aniversário do cidadão. Quem quiser ser beneficiado com esse saque, basta solicitar pelo aplicativo. Mas, o novo governo falou em acabar com o saque aniversário. Confira agora!
Lula assumiu a presidência esse ano e nomeou a sua equipe de governo. O Ministro do Trabalho e Previdência Luiz Marinho retornou a pasta que já havia comandado entre 2005 e 2007. Uma de suas propostas a frente do ministério é acabar com o saque aniversário do FGTS.
O que é o saque aniversário do FGTS?
Quem opta pela modalidade, poderá receber um percentual do valor disponível no fundo no mês de seu aniversário. Ao contrário do saque rescisão, em que o trabalhador recebe os valores apenas quando sofre demissão sem justa causa, no saque aniversário do FGTS ele poderá sacar apenas a multa rescisória de 40% se for demitido.
Leia mais: Notícia Boa: Folha de pagamento dos aposentados vai ter SURPRESA
Cerca de 28,6 milhões de trabalhadores aderiram ao saque aniversário. Isso representa cerca de R$ 12 bilhões por ano em recursos depositados. Mas, agora, o novo ministro pretende deixar a modalidade de saque apenas quando houver demissão sem justa causa do trabalhador.
Fim do saque aniversário do FGTS
O Ministro do Trabalho e Previdência, Luiz Marinho, falou em rever as formas de uso do FGTS. De acordo com ele, esse fundo tem dois objetivos, um deles é estimular um fundo para investimento, que é de habitação. O outro objetivo é a poupança do cotista, do trabalhador, para socorrer no momento da angústia do desemprego. Então, quando ocorria a demissão sem justa causa, muitos trabalhadores ficavam sem nenhum valor e entravam em uma situação de desespero. Então, o ministro pretende acabar com essa modalidade de saque.
Leia mais: Saiba para quanto vai o seu salário do INSS em 2023
Além do saque aniversário do FGTS, o novo ministro pretende reformular diversas coisas relacionadas à Previdência Social e trabalho. De acordo com ele, a reforma trabalhista também será revisada, pois muitas questões fizeram com que o trabalhador fosse prejudicado. Além disso, também haverá uma política de valorização do salário mínimo, para fortalecer a economia e para que os trabalhadores tenham condições de prover o seu sustento, além de investir e ter qualidade de vida. A expectativa é que o PIB seja utilizado para o cálculo dos novos valores.
Mais informações quanto a todas essas mudanças devem sair nos próximos dias. Ainda não há previsão de qual a data em que essa modalidade de saque vai acabar.
Veja também: Pagamento INSS + 14º salário do INSS
Leia mais: Saiba como não perder dinheiro com golpe da revisão da vida toda!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!