Os brasileiros possuem valores perdidos para receber, mas muitos não têm conhecimento. Confira essa lista que separamos para que você possa consultar e garantir um valor extra!
1- Valores perdidos Banco Central
O Banco Central liberou a consulta de valores perdidos para os brasileiros. Esses valores podem ser aqueles que ficaram retidos em contas encerradas, de cobranças feitas de forma indevida ou em duplicidade, dentre outros.
Para que os brasileiros possam consultar se possuem valores a receber, o Banco Central criou uma plataforma própria. Contudo, essa plataforma ainda está em manutenção. Veja mais informações de como consultar abaixo:
Como consultar valores perdidos Banco Central
A plataforma criada pelo Banco Central é o Sistema Valores a Receber. Para acessar, clique AQUI. O acesso é feito com os mesmos dados da plataforma gov.br. Contudo, a consulta está suspensa temporariamente, pois o sistema está em manutenção. Ainda não há previsão para o retorno do sistema.
Na primeira etapa, as pessoas realizavam a consulta e tinham que retornar em outra data para solicitar o saque. Nessa segunda fase que deve iniciar em breve, a ideia é que os beneficiários possam fazer a consulta e o resgate no mesmo dia.
Mas, o saque só é possível se o cidadão tiver selo prata ou ouro no gov.br. Esses selos são possíveis de conseguir se o cidadão tiver biometria, reconhecimento facial, dentre outros.
Leia mais: ACABA DE SAIR: 14° salário vai ser PAGO por LULA? Veja datas e valores do projeto; Confira
Outras formas de receber dinheiro perdido
Também existem outras formas de recuperar dinheiro perdido. Várias são as modalidades liberadas desde o ano de 2022. Em seguida, você confere uma lista e como consultar os valores perdidos:
Cotas de PIS/Pasep
A Caixa Econômica Federal liberou a cota de PIS e Pasep para os trabalhadores que exerceram atividade entre os anos de 1971 e 1988. Ao todo, as cotas somam R$ 24 bilhões, disponíveis para cerca de 10 milhões de brasileiros. Os valores particulares dependem do tempo trabalhado pelas pessoas.
Agora, os valores estão disponíveis para consulta pelo aplicativo do FGTS. Para realizar essa consulta dos valores perdidos, confira agora o passo a passo:
- Abra o aplicativo do FGTS.
- Selecione a mensagem “Você possui saque disponível”.
- Vá em “Solicitar o saque do PIS/PASEP”.
- Verifique seus dados.
- Confirme o saque.
Já para os trabalhadores falecidos, a consulta pode ser feita pelos herdeiros através de seu aplicativo também:
Leia mais: Novidade: Ministro promete mudanças na Previdência; saiba quais são
- O beneficiário pode acessar o seu próprio App FGTS.
- Solicite o saque na opção “Meus Saques”.
- Vá para “Outras Situações de Saque”.
- Escolha a opção “PIS/PASEP – Falecimento do Trabalhador”.
- Reúna os documentos necessários e confirme a solicitação.
Pagamento de RPV INSS
Os beneficiários do INSS que ganharam ações judiciais contra o Instituto para reaver valores no mês de novembro, cujo não seja possível mais possível recorrer, receberão valores referentes aos processos judiciais, seja para concessão ou revisão de benefícios. São mais de R$ 1,6 bilhão disponíveis para depósitos aos beneficiários.
As RPVs são os processos judiciais que não ultrapassam 60 salários mínimos. Para ações maiores que isso, o pagamento é por meio de precatórios. O depósito será feito pelos Tribunais Regionais Federais- TRF de cada região, portanto, a consulta deve ser feita pelo site de cada TRF. Veja o link para consulta:
TRF da 1ª Região: DF, MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP ⇾ Faça a consulta aqui;
2ª Região: RJ e ES ⇾ Faça a consulta aqui;
3ª Região: SP e MS ⇾ Faça a consulta aqui;
4ª Região: RS, PR e SC ⇾ Faça a consulta aqui;
5ª Região: PE, CE, AL, SE, RN e PB ⇾ Faça a consulta aqui.
Leia mais: Sistema do Banco central permite saque de valores perdidos em contas: Consulte
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!