Prova de vida 2023 utilizará novo método para a devida comprovação. INSS vai usar o cruzamento do governo para a comprovação da prova de vida. Veja como vai funcionar:
Prova de vida 2023
No ano de 2023, o INSS terá um novo formato para a realização da prova de vida dos seus aposentados e pensionistas, com o principal objetivo de facilitar a comprovação e evitar as longas filas. O INSS decidiu que para 2023 será realizado um cruzamento de informações dos segurados para confirmar que o titular do benefício fez alguma movimentação ou algum ato que esteja registrado em bases de dados da autarquia ou até mesmo mantidas pelos órgãos públicos federais.
Leia Mais: 13º salário INSS será liberado para aposentados em 2023?
Dados usados para a prova de vida 2023
A partir de agora, a prova de vida poderá ser feita a partir de registros de vacinação, consultas realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de votação das eleições, emissão de passaportes, renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e outros documentos.
“Esse trabalho será feito consultando informações disponíveis em base de dados governamentais, tais como: SUS, Detran, Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Receita Federal e do próprio INSS”, afirmou o instituto em nota.
Estas ações requerem a confirmação da situação do beneficiário, tendo em vista que na maior parte são feitas de forma presencial com apresentação do documento, na qual será confirmada pelas autoridades e depois disponibilizado em um sistema integrado do governo, permitindo a confirmação da prova de vida.
Leia Mais: Aposentados têm dois pagamentos liberados em dezembro; saiba quais são agora mesmo! Consulte
Caso o beneficiário não realizar nenhuma destas atividades que comprovem seu status, então será convocado para realizar a prova de vida, preferencialmente em meio eletrônico.
Vale ressaltar antes de mais nada que a responsabilidade pela realização do procedimento passa a ser totalmente do Instituto Nacional do Seguro Social em 2023.
Desde o início da pandemia de covid-19, em 2020, a prova de vida que era feita todos os anos passou por muitas dificuldades, pois a mesma era feita de forma presencial, na qual ficou impossível devido à situação sanitária, suspendendo muitas vezes a obrigação da comprovação.
Leia Mais: SURPRESA na folha de pagamento dos aposentados: Veja isso agora
Além disso, no ano de 2020, também teve criação a possibilidade de realizar a comprovação através da biometria facial com a câmera do celular pelo aplicativo MEU INSS, na qual permanece ativo, e pode ter acesso a qualquer momento.
Confira também:
Leia Mais: Grande surpresa: Vitória dos aposentados no STF – Decisã confirmada! Ótima notícia
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.