Nos últimos três anos, durante o governo do ex presidente Jair Bolsonaro, aposentados e aposentadas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) receberam o 13º salário INSS adiantado! Nesse sentido, no que tange ao adiantamento, vários segurados estão com dúvidas sobre 2023.
Em resumo, o Brasil não está mais diante de uma pandemia e ainda conta com um novo presidente. Assim, muitos estão se perguntando sobre um novo adiantamento do 13 salário a partir deste ano. Logo, saiba mais a seguir!
13º salário INSS adiantado nos últimos três anos
Em primeiro lugar, o 13º salário INSS foi adiantado nos últimos anos devido à pandemia da Covid-19. Isso porque, durante este período, os brasileiros se viram diante de um quadro de incertezas e problemas financeiros, daí se tornou uma das medidas criadas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
No entanto, com o controle da pandemia e a mudança de governo neste ano, não há nenhuma definição quanto a uma nova antecipação dos valores. Aliás, o 13º salário INSS é um direito pago aos beneficiários da Previdência Social, um adicional referente ao rendimento do ano anterior.
Leia mais: Aposentados: Pagamento de até R$4.500 em 3 prestações!
13º salário INSS será pago em abril de 2023?
Infelizmente, devido à mudança de governo para o novo presidente Luís Inácio Lula da Silva, não há nenhuma estimativa de que os valores do 13º salário INSS serão novamente adiantados. Ainda que haja uma pressão por parte dos aposentados.
Leia Mais: Lula pode perdoar dívidas do consignado do Auxílio Brasil? Saiba aqui
E, além disso, vale destacar que são várias as pautas levantadas para aprovação neste ano, como o próprio 14 salário do INSS que também foi uma promessa para os aposentados em 2022. Ademais, devido ao recebimento do 13 salário no início do ano passado, muitos aposentados estão sem dinheiro.
Por isso, tem se discutido tanto quanto a aprovação e adiantamento dos valores para abril deste ano. No mais, se isso ocorrer, será apenas para confortar e dar mais um suporte para essa categoria. Lembrando não ser uma obrigatoriedade.
Em suma, se os valores não forem antecipados, valerá o que está estabelecido no decreto 10.410. Logo, o decreto pressupõe que o pagamento do 13º salário INSS deve ser feito conforme o cronograma da folha de pagamento de agosto (paga ao segurado em setembro) e da folha de novembro (paga ao segurado em dezembro).
Leia mais: Aposentados: Vão poder receber até R$4.500 em 3 vezes!
Confira também
Surpresa no 1º dia. Lula assinou MP, 14º salário.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.