O Governo Lula está trabalhando na implementação de um programa para perdoar as dívidas dos beneficiários do Auxílio Brasil que contrataram consignados. De acordo com o novo governo, o consignado Auxílio Brasil nada mais foi que uma ação eleitoreira, que deixou milhares de famílias endividadas. Confira como vai funcionar.
Consignado Auxílio Brasil como funciona
Assim como os demais consignados, os beneficiários do Auxílio Brasil podiam contratar a linha de crédito descontando as parcelas diretamente de sua conta. O percentual do benefício que podia ser contratado era 40%, levando em consideração o valor de R$ 400 (antes do aumento proveniente da PEC). Ou seja, os beneficiários podiam usar R$ 160 do benefício para pagar os consignados. A taxa de juros era de 3,5% ao mês, no máximo.
Logo que liberado, o consignado do Auxílio Brasil teve diversas críticas de especialistas, pois poderia haver um endividamento desse público, já que o salário viria menor posteriormente, devido ao desconto das parcelas.
Leia mais: Notícia quente: Folha de pagamento dos aposentados tem surpresa; Solicite hoje
Dívidas de consignado Auxílio Brasil serão perdoadas
O Governo Lula pretende lançar o programa Desenrola Brasil. Ele ainda está em desenvolvimento e o intuito é incluir pessoas novamente no mercado consumidor. As informações foram divulgadas pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, do PT.
De acordo com o ministro, a situação das famílias é grave, pois acabaram contratando a linha de crédito para suprir gastos do dia a dia e usando todo o valor. Mas, depois receberam menos valor em benefício e isso acabou gerando um desequilíbrio econômico nas famílias.
A ideia é desenvolver um programa que vá auxiliar essas famílias a quitarem essas dívidas e terem condições de suprir os seus gastos básicos, além de retornar a realização e compras, movimentando o comércio.
Leia mais: Maravilha: Pensão por morte pode ter reajuste de 70% a 80%; entenda as regras
Ainda não há expectativa de implementação desse programa. A equipe de Lula ainda está estudando como ele vai funcionar.
No ano de 2023, o governo Lula mudou algumas regras do Bolsa Família. Além da retomada do nome, ainda deverá retornar a obrigatoriedade do cumprimento do calendário de vacinação e da frequência escolar mínima. A família precisa se enquadrar nas faixas de extrema pobreza ou pobreza.
Leia mais: INSS: Descubra o que é a revisão da vida toda e saiba quem tem direito
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!