Caixa LIBEROU Saques do FGTS: Saiba como receber HOJE
Foi liberado pela Caixa Econômica Federal, neste mês de janeiro, o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), referente ao primeiro lote previsto para 2022. Para realizar o saque, o cidadão precisará ter aderido à modalidade, junto a uma instituição financeira da Caixa. Vale lembrar, que não são todos os trabalhadores que terão acesso ao saldo integral do benefício, quando a demissão foi ocasionada sem justa causa.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Jornal Financeiro pelo WhatsApp
A Caixa Econômica, estima que cerca de 1,3 milhão de trabalhadores brasileiros, vão ter o seu direito ao saque em janeiro garantido, o que reflete em cerca de R$ 1,9 bilhão em resgastes.
Saque-Aniversário: O que é?
O saque-aniversário, é uma modalidade de crédito, que visa as pessoas físicas, que escolheram realizar este saque do FGTS, além de, indicarem a Caixa Econômica Federal, para fazer a consulta dos saldos disponíveis referente ao seu Fundo de Garantia.
Nesse sentido, nada mais é, que uma antecipação do valor disponibilizado no mês do aniversário dos trabalhadores. O saldo do FGTS, é uma forma de garantia para a realização da operação, o que traz consigo agilidade e simplicidade para a contratação.
Quanto posso retirar do meu FGTS através do saque-aniversário?
O trabalhador, poderá sacar um percentual do seu Fundo de Garantia, mais uma parcela adicional, de forma anual, ou seja, uma vez ao ano. Confira na tabela a seguir:

Leia mais: INSS: Prova de vida SUSPENSA!
Quais cidadãos brasileiros, podem realizar o saque-aniversário do FGTS?
O saque-aniversário do FGTS, é destinado a todos os trabalhadores com carteira assinada, e que tenham algum valor disponível no seu Fundo de Garantia. Dessa forma, poderá o empregado, efetuar o saque no mês do seu aniversário, desde que, tenha escolhido essa modalidade, caso contrário, não poderá realizar o procedimento.
Contudo, para realizar o saque-aniversário do Fundo de Garantia, a Caixa Econômica, disponibiliza o calendário com as respectivas datas que pode ser efetuado o saque, mas atenção, a retirada do mesmo, não é obrigatória. Caso, o trabalhador não saque dentro do período de 3 (três) meses, o valor voltará para a sua reserva do Fundo.
Há também, a opção, do trabalhador, retirar o valor em outra instituição bancária, desde que, a conta tenha como titular, o mesmo que está cadastrado junto a Caixa Econômica Federal. Mas atenção, se o saque não for feito no mês do aniversário, nessa situação, não retornará a reserva do FGTS.
Como faço para aderir o saque-aniversário?
Para aderir o saque-aniversário, o empregado deverá comunicar à Caixa Econômica mais próxima, sobre a migração, pois trata-se de uma questão opcional, ou seja, não é obrigatória. Este procedimento, pode ser feito através do aplicativo FGTS, ou então, pelo site oficial fgts.caixa.gov.br.
O empregado, que deseja saber o valor disponível para saque, poderá consultar através do aplicativo FGTS ou pelo site da Caixa Econômica Federal, devendo ter em mãos o seu número do NIS (Número de Identificação Social) ou CPF, além de ser necessário cadastrar uma senha para acesso.
Dica de Ouro:
A dica de ouro, de hoje, é em relação, ao saque-aniversário ser realizado a partir do dia 10, do mês do aniversário do trabalhador, pois o valor, sofre correções com juros, conforme os índices estabelecidos no dia, dessa forma, o valor disponível para o trabalhador será maior.
Leia mais: Definido NOVO VALOR dos Benefícios do INSS!
Se você gostou das informações sobre os Saques do FGTS, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações do INSS: