Através da Revisão da Vida Toda, aposentados podem receber aumentos de até R$ 1.000 ou mais em suas aposentadorias! Confira!
Através da nova resolução do Supremo Tribunal Federal, pode-se incluir no cálculo médio das aposentadorias as contribuições anteriores a 1994, o que eleva o valor de diversas aposentadorias.
O que é Revisão da Vida Toda?
A Revisão da Vida Toda trata-se de um novo procedimento judicial, aprovado pelo STF no dia 1 de Dezembro do ano passado. Através desta nova decisão do supremo, alguns aposentados poderão incluir pagamentos prévios à implementação do real (1994) na média de suas aposentadorias.
Em diversos casos essa inclusão pode resultar em um aumento da aposentadoria, permanente. Todavia o procedimento funciona tal qual uma revisão regular do INSS, podendo até mesmo reduzir o valor de sua aposentadoria.
Leia mais: ACABA DE SAIR: 14° salário vai ser PAGO por LULA? Veja datas e valores do projeto oficial
Outras regras também aplicam-se à solicitação da Revisão, como o limite de 10 anos em pagamentos para solicitá-la. Ou seja, tem direito à revisão da vida toda apenas quem recebe a aposentadoria há menos de 10 anos.
Além disso, também é necessário que o beneficiário tenha se aposentado antes da nova reforma da previdência, ocorrida em 2019. Atendidos estes requisitos, há o direito de solicitar a revisão, mas não quer dizer que é recomendável a todos os casos.
Quando solicitar a Revisão da Vida Toda traz benefícios?
De acordo com especialistas em Direito Previdenciário, a Revisão da Vida Toda não é benéfica em 100% dos casos, de modo que a inclusão dos novos valores pode decrescer seu pagamento mental. Assim recomenda-se realizar cálculos prévios à solicitação, garantindo que não haverá prejuízos.
Dessa forma não há uma regra única para quando deve-se ou não solicitar a revisão, mas alguns parâmetros devem ser levados em conta.
Leia mais: ACABA DE SAIR: 14° salário vai ser PAGO por LULA? Veja datas e valores do projeto OFICIAL AGORA
Se você recebia salários mais altos antes de 1994, a Revisão pode ser uma boa, uma vez que esses pagamentos elevariam sua média. Outra situação seria o caso de quem passou a receber menos, o que também elevaria a média de pagamentos do INSS.
Leia mais: Saiu agora: Decisão do INSS sobre 14º salário surpreende aposentados e pensionistas! Confira
Todavia cada caso é único e deve ser analisado como tal.
A opção de solicitar a Revisão da Vida Toda pelo MEU INSS já consta no aplicativo, mas segue inativa. Uma vez aprovada sua inclusão, será sim possível solicitar a revisão por alguns cliques no celular.
Veja também: 13º Salário será antecipado em 2023? Confira o que já sabemos sobre o pagamento do INSS!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!